O que é um Full Stack Developer?

FullStack-Image

Primeiramente você sabe o que significa Developer?

Bom, o significado de Developer é desenvolvedor, e é aplicado a qualquer programador de computador que produz um programa, seja ele montado, compilado, pseudo compilado ou interpretado.

Este termo já é utilizado há alguns anos, mas se tornou mais popular recentemente, com a popularização dos termos Front-End e Back-End. O pessoal geralmente coloca no currículo Front-End Developer ou Front-End Developer

Vamos ao que interessa:

Full Stack Developer, é um desenvolvedor Front-End que também é um desenvolvedor Back-End, embora tenha vários programadores que em muitas horas assumem esse papel de Front-End e Back-End Developer é difícil encontrar um cara que realmente é bom nos dois, sempre deixa a desejar em alguma parte. Então é raro você encontrar um excelente Full Stack Developer, mas se você focar e se especializar você pode ser um, mas tem que se especializar mesmo.

No primeiro momento,  o que vem na cabeça é que um desenvolvedor Back-End que depois se torna um Front-End se tornará um Full Stack Developer. Mas observando bem, será que é simples assim?

A maioria dos desenvolvedores começaram com PHP e hoje programam exclusivamente em JavaScript, sim, são muitos esses desenvolvedores. Estes não são desenvolvedores Full Stack, sabe por que?

Conforme o tempo o  desenvolvedor Front-End evoluiu e consequentemente o Back-End também, esqueça o processo simples de FTP para uma hospedagem, hoje em dia o Back-End de verdade deve dominar escalabilidade, versionamento, MVC, as várias formas de armazenamento, não apenas bancos em SQL.

Será que é realmente possível um desenvolvedor que acompanhar o progresso dos dois “mundos” e não se perder na atualização de cada um ou ficar superficial em uma ou nas duas áreas? Embora não seja necessário ser o melhor Front-End e o melhor Back-End, a verdade é que se concentrar em uma das áreas é muito melhor.

Geralmente nas empresas já com nome no mercado, dificilmente você vai ver um desenvolvedor responsável pelas duas áreas. Mas pra quem está começando e criando startups, , é comum ver um Full Stack Developer, ou seja o Front-End que também é Back-End.

Existe uma polêmica nisso, muitos desenvolvedores que são especialistas na sua área, não aceitam que esse termo seja designado a alguém que atue nas duas áreas, apenas porque, as conhece, mas sim, a profissionais que domine muito bem as duas áreas.

É realmente importante ser um Full Stack Developer?

Então mais importante do que definir se você é ou não Full Stack, é se perguntar, por que eu quero este nome? Para me esconder atrás dele? Ganhar mais em sentido financeiro? E conclua se perguntando, estou disposto a assumir a cobrança que se exige de um termo tão pesado, e continuar acompanhando a velocidade do desenvolvimento do mercado nos dois segmentos, Front-End e Back-End?

Nos últimos tempos é crescente a quantidade de profissionais de Front-End que estão cada vez mais se especializando na última tecnologia lançada, sem analisar ao certo se determinada tecnologia está madura o suficiente para se investir nela. Na verdade um profissional que se dedica a conhecer sempre o Alpha de cada tecnologia, nunca tem tempo para produzir um produto até o final.

Muitas vezes é melhor se dedicar a um projeto significativo em uma tecnologia que você domine, do que ficar tentando aprender de tudo um pouco, todo o tempo.

Melhor do que ser Full Stack Developer. É ser um bom Front-End ou um bom Back-End que resolva problemas. Por que no final, tudo se resume a isso.

Conclusão:

Você ser um desenvolvedor Full-stack não significa necessariamente que você tenha que ser um desenvolvedor experiente, ou apenas um desenvolvedor web. Basta você ter o conhecimento razoável em tecnologias front-end e back-end, de uma maneira que você se sinta confortável com ambas metodologias. Na maioria das empresas, os empregadores procuram alguém  versátil, ou seja, se você é um profissional “completo”, que vá além e resolva os mais diversos tipos de problemas que impactam no negócio do cliente você tem uma maior vantagem na hora da contratação. Dica:  Se você é um programador você deve ter consciência de que para se manter sempre ativos, você precisam estar por dentro do que há de melhor no mercado, sempre vá se especializando e aprendendo novas tecnologias.

 

Referências: SitePointHTML5Dev

2 respostas

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.