Produtividade trabalhando em casa

Olá pessoal, vou contar um pouco sobre a minha experiência e citar algumas maneiras que achei para ser mais produtivo trabalhando em casa.
Eu trabalho em casa, com o blog do Clube dos Geeks, programação Web e começando com Android, produção de conteúdo e qualquer outra coisa que eu venha a inventar. Algumas pessoas me dizem “Nossa, deve ser uma maravilha trabalhar em casa”, como se eu tivesse a vantagem de trabalhar menos e ficar assistindo Flash.

Mas não é bem assim, vou contar o porque que você acaba trabalhando mais em casa do que devia:

  • Organização

A falta de organização é um problema, porque se você não age com disciplina, deixa tudo pra depois e acaba não fazendo nada.

  • Dificuldade para encontrar serviço:

É muito difícil você encontrar serviço, se você não conhecer muitas pessoas que possam lhe indicar acaba sendo um problema, uma dica que posso dar é: Faça network, network é tudo no mundo de tecnologia, as pessoas que você conhece pode precisar do seu serviço profissional. Se você não possui um grande network, mas mesmo assim  tem interesse em trabalhar mesmo com dificuldades, posso indicar um site para Freelancers chamado WORKANA é bem fácil de usar e de achar serviços. #fikadika

  • Pagamento:

Algumas pessoas, vêem o trabalho Home Office como algo sujo e feito de qualquer jeito, por isso acham que tem o direito de pagar uma merreca, mas não é bem assim, não é porque você não está trabalhando dentro de uma empresa em local fechado que significa que o seu trabalho é ruim.

Uma dica que posso dar, aliás, é uma obrigação sua como profissional é: Sempre faça seus trabalhos com zelo e qualidade, recomendo também oferecer garantia e suporte para o seu cliente, um cliente feliz sempre irá lhe indicar para outros e sempre voltará.

Outra dica: Faça um contrato bem elaborado, isso é bom para deixar ambas as partes respaldadas de qualquer coisa que venha a ocorrer. 😉

  • Ambiente de trabalho:

Dependendo do ambiente que você trabalha, é muito difícil de se concentrar, ainda mais quando você trava em alguma linha do código, procure locais tranquilos e silenciosos, ou trabalhe com fones de ouvidos desligados (não acaba totalmente o barulho, mas diminui significativamente).

HNCK4011

 

Para melhorar a produtividade trabalhando em casa listei algumas coisas:

  1.  Defina horários: acorde sempre no mesmo horário, sim, quando eu comecei a trabalhar em esquema home office, não tinha disciplina nenhuma. Agora às 07:30 da manhã eu acordo, tomo meu café vendo algumas notícias e depois sento para programar. Sempre faça uma  pausa de 05 minutos para o descanso( utilize o a técnica Pomodoro), lanche e volte a programar, mas não esqueça da higiene.
  2. Separe a vida de casa da vida do trabalho: Fica difícil completar uma tarefa que está realizando para falar com o pessoal de casa, fazer ou fazer coisas distintas do que está trabalhando, foque no seu trabalho  e pause para a hora do descanso. Voltando ao tópico 1, defina o horário em que você começa a trabalhar e o horário que você termina para a vida de casa.
  3. Sempre faça anotações ou grude postites, mantenha suas coisas anotadas e organizadas, fica fácil pra não se perder em seus projetos. Recomendo o us de postites pelo fato de sempre estar mais colorido e sempre que você olha você se cobra mais para terminar aquela tarefa.

Espero que essas dicas ajudem a quem está enfrentando problemas ao trabalhar em casa ou pra quem está começando a trabalhar.

2 respostas

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.