Você sabe o que é Big Data?

Big Data é um dos assuntos mais falados no mundo da tecnologia ultimamente, mas algumas pessoas da área não sabem do que se trata. Mal sabem eles que o profissional que entende disso poderá ter grande sucesso como Cientista de Dados, uma das profissões que estarão em alta em 2014, ou seja é uma grande oportunidade. Existe pouco conteúdo na rede sobre isso, mas o que tem já é o bastante para começar a estudar, pois não é nada tão difícil.

O que é Big Data

Imagine quantos sistemas e sites existem na internet hoje, são milhões, e cada um deles provavelmente tem um banco de dados, alguns são pequenos, mas outros são enormes, e a tendência é que cresçam cada vez mais, tanto a quantidade de dados, quanto a de sites. Os bancos de dados devem crescer de forma absurda, pois tudo que há hoje está na internet, a chamada internet das coisas, portanto é necessário que estes dados sejam armazenados de forma segura e acessados com rapidez quando necessário. É ai onde nasce o conceito de Big Data, que com o uso de diversas ferramentas deve proporcionar a administração dos dados em tempo hábil de forma segura.

As grandes companhias precisam de um sistema de Big data, para o melhor aproveitamento de seus dados, que na era digital são de grande importância para o crescimento de uma empresa, visando assim o uso de dados para o conhecimento das necessidades dos clientes ou para as análises administrativas como a famosa análise de FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). A organização que administra bem seus dados tem nas mãos uma arma poderosa que pode deixá-la bem a frente da concorrência.

Os 5 “Vs” do Big Data

Talvez até aqui você ainda não tenha entendido o que é Big Data, pois realmente é algo um pouco abstrato, difícil de se explicar e de se entender. Pensando nisso alguns especialistas resumiram o assunto em cinco aspectos que podem descrever de forma mais clara a base do conceito, são eles: volume, velocidade, variedade, veracidade e valor.

Volume

Este aspecto não precisa de muita explicação, é o que citei a cima, e todos nós sabemos que há na rede, seja na internet ou em intranets, uma grande quantidade de dados, que na maioria dos casos são de extrema importância para alguém ou alguma empresa. Como disse antes também, deve-se notar o crescimento dos dados e também o crescimento do compartilhamento.

Velocidade

Você também já deve ter assimilado este aspecto, pois o que queremos hoje é velocidade na realização das tarefas, o tempo é algo de extrema importância para qualquer organização e para a maioria das pessoas. O acesso aos dados precisa ser rápido, pois em determinados casos ele pode salvar ou perder vidas, ou ocasionar lucro ou prejuízo em empresas.

Variedade

É outro ponto muito importante, pois existe uma grande diversidade de tipos de dados e informações presentes na internet, dados que vem de fontes distintas. No Facebook por exemplo, milhões de pessoas do mundo inteiro postam coisas diversas com intuitos também diferentes, o que proporciona a variedade dos dados.

Veracidade

Os dados devem ser confiáveis, se não, de nada vale os outros aspectos anteriores e sua combinação. Portanto é necessário que hajam processos e sistemas que garantam o máximo possível a veracidade dos dados e informações tratadas ou armazenadas.

Valor

Cada vez mais se percebe o poder da informação, principalmente quando se trata de grandes organizações. São diversos fatores que fazem a informação valiosa, e o Big Data vem para tornar mais fácil, usável e lucrativo o uso dessas informações para o bem das empresas e da sociedade em geral.

 

Jayr Alencar

Doutorando em Ciências da Computação no Centro de Informática da Universidade Federal do Pernambuco (CIn - UFPE); Mestre pela mesma instituição; Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Católico; Fã de O Senhor do Anéis.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. 4 de fevereiro de 2014

    […] Para os desenvolvedores das aplicações em nuvens, cabem as tarefas de desenvolvimento, armazenamento, manutenção, atualização, backup, escalonamento, e o mais importante: a segurança, que deve ser garantida, principalmente quando se pensa na quantidade de dados sigilosos que estes sistemas podem conter, e na sua integridade. Cabe aos desenvolvedores também elaborar mecanismos que facilitem o acesso aos dados, ou seja deve haver uma boa administração de Big Data. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *