Função LPAD() em SQL, adicionando zeros a esquerda

[ads2]

Olá pessoal, mais uma vez trago uma funcionalidade simples da linguagem SQL, que é suportada pelas bases de dados mais conhecidas. Estou falando da função LPAD(), que nos permite adicionar um determinada caractere a esquerda da string retornada na consulta SQL.

No site da Oracle nós vemos a sintaxe do lpad representada na seguinte imagem:

Foto: Oracle

Foto: Oracle

Onde expr1 representa o texto que será buscado no banco, n o número de caracteres que o texto deve ter, e expr2 o caractere que será adicionado a esquerda do texto.

Façamos um exemplo: suponhamos que temos a tabela CadastroDeProdutos em ma base de dados de determinada empresa, e que o administrador deseja imprimir etiquetas com o código de barras de cada produto, sendo que ele deseja usar o código interno do produto que gerado incrementalmente em cada novo registro. Pois bem, se o código é gerado de forma incremental é bem provável que o primeiro produto cadastrado esteja com código igual a 1, porém o administrador deseja imprimir as barras seguindo o padrão ean13, onde o código precisa ter 13 dígitos, ou seja, precisamos adicionar 12 dígitos no caso do produto citado acima.

Para isso usamos LPAD, da seguite forma:

Você pode usar esta função em diversas outras situações onde você queira adicionar caracteres a esquerda da consulta.

É isso ai pessoal, até a próxima!

 

[ads1]

Sobre o autor:

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - FLS; Desenvolvedor Full-stack na UniLeão; Revisor de conteúdo do site Clube dos Geeks, católico, gosto de ler e escrever.

Postagens relacionadas:

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.