Já conhece o SQLite ?

Muita gente não sabe o que é o SQLite, incluse eu não tinha conhecimento aprofundado, então pra quem não sabe o SQLite é uma ferramenta que permite que os desenvolvedores possam guardar os dados de suas aplicações em tabelas permitindo manipular esses dados através de comandos SQL.

A diferença é que tudo isso pode ser feito sem acessar um SGBD. Devido ser tão simples e ágil, o SQLite está se tornando cada vez mais popular entre os desenvolvedores, principalmente entre dos desenvolvedores PHP e C / C++.

O SQLite pode ser chamado como uma ferramenta possui uma biblioteca desenvolvida em C. A biblioteca já vem incorporada ao PHP (na versão 5) e pode ser incluída de forma muito simples a programas desenvolvidos em C e C++.

Na cotidiano, o SQLite funciona como um “mini-SGBD”, ele é capaz de criar um arquivo em disco,  ler e escrever diretamente sobre este arquivo. O arquivo criado possui a extensão “.db”  e é capaz de manter diversas tabelas. Uma tabela é criada com o uso do comando CREATE TABLE da linguagem SQL. Os dados das tabelas são manipulados através de comandos DML (INSERT, UPDATE e DELETE) e são consultados com o uso do comando SELECT.

No site do SQLite você encontra alguns roteiros para a utilização da ferramenta em programas desenvolvidos em Java,  Delphi e outras linguagens (incluindo o PHP na versão 4).

Nas proximas postagens mostraremos exemplos do funcionamento do SQLite.