10 anos do Facebook

O Facebook tem hoje  76 milhões de usuários cadastrados somente no Brasil, é a maior rede social do mundo com um total de 1,19 bilhão de usuários, e está completando 10 anos de existência. A plataforma revolucionou a forma de se comunicar com os amigos, e entrou de forma profunda na vida dos usuários, de forma a introduzir a expressão “curti” em diversos ambientes, principalmente entre os jovens.

No principio o site era voltado apenas para alunos de Harvard, universidade onde o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg estudava, e tinha o nome de The Facebook, veja a trajetória:

2004

Zuckerberg, com apenas 20 anos de idade, e seus amigos Dustin Moskovitz, Chris Hughes e o brasileiro Eduardo Saverin, lançam ao ar o site “TheFacebook”, no dia 4 de fevereiro, para uso dos alunos da universidade de Harvard, por isso para se cadastrar a pessoa precisava ter um e-mail com domínio da instituição, (Ex: clubedosgeeks@harvard.edu).

2004-original-profile[1]

2005

Com o sucesso, o site se expandiu para outras universidades dos Estados Unidos e de outros países, e mudou o nome para “Facebook” apenas, sem o “The”. O crescimento era notável, em dezembro do mesmo ano a rede social já contava com 5,5 milhões de usuários.

2006

A partir daqui o Facebook abriu a possibilidade que qualquer pessoa com mais 13 anos de idade se cadastrasse na rede, sejam universitário ou não. Também foi criado o Feed de notícias, o que mais tarde seria substituído pela linha do tempo, foi mudado também o visual da página, que já se parecia com a atual. Neste ponto a rede já contava com 12 milhões de usuários.

2007

Neste ano a rede social já tinha 50 milhões de usuários e visava o mercado mobile criando a possibilidade de se acessar a página com aparelhos celulares. Em 2007 também a Microsoft comprou 1,6% de participação na rede social. A integração com aplicativos foi lançada também no mesmo ano, o que abriu espaço para sucessos com Farmville, e outros jogos e aplicações que proporcionavam uma maior interação entre os usuários.

2008

Em 2008 a rede se tornou maior que o MySpace, pois chegou a marca de 100 milhões de usuários. Foi um ano de grandes mudanças e avanços, como por exemplo o de interface, que ficou conhecida com “O novo Facebook”, além do lançamento do bate-papo e de aplicativos para telefones móveis. Também foi adicionado o Português brasileiro entre as linguagens da rede.

2009

Foi o ano de lançamento do famoso botão “curti”, palavra que quando escrita ou falada logo nos remete ao Facebook. Foi o ano de maior sucesso do aplicativo Farmville e também do lançamento do Facebook Lite para quem tinha conexões de internet mais lentas.

2010

Em julho de 2010 o Facebook já contava com 500 milhões de usuários no mundo todo, sendo que 100 milhões deles acessavam a rede por meio de dispositivos móveis como smartphones. Foi criada a ferramenta de detecção de rostos em imagens o que aumentou o compartilhamento de fotos, fazendo do Facebook um verdadeiro álbum pessoal.

Facebook em 2010

2011

Neste ano nasceu a “Linha do tempo”, que existe até hoje no Facebook, e desbancou de longe toda ameaça do Google +, nova rede social criada pelo Google naquele mesmo ano. Em novembro daquele ano, o Facebook alcançou 845 milhões de usuários.

2012

Este ano ficou marcado pela compra bilionária do Instagram, aplicativo usado para compartilhamento de fotos. A rede já contava com 1 bilhão de usuários e abriu espaço para anuncio publicitários.

2013

Neste ano os acessos por meio de dispositivos móveis superaram, surpreendentemente, os feitos pelo computador, o que abrigou a empresa a investir mais ainda em tecnologias e aplicativos para mobile, sendo que o mercado tendia a crescer no ano seguinte.

2014

Ano do aniversário de 10 anos da rede social, onde é especulado a perda de usuários do Facebook, principalmente devido a aplicativos como WhatsApp e o Instagram, este último pertencente a Zuckerberg. Mas o site afirma ter 1,19 bilhão de usuários, e segue focado principalmente em dispositivos móveis.

Dica de filme: A Rede Social, de 2010, conta a história da fundação do Facebook.

Fonte de pesquisas: [button color=”white” size=”small” link=”http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/02/facebook-completa-10-anos-veja-evolucao-da-rede-social.html” target=”blank” ]G1.com[/button]