30 anos do Macintosh

A Apple divulgou um vídeo em comemoração aos 30 anos de lançamento do seu produto de maior sucesso nos seus primeiros anos, que são comemorados nesta sexta(24). O Macintosh, foi o computador pessoal que revolucionou toda a informática, principalmente pela sua interface gráfica e também pelo uso do mouse. Veja o vídeo comemorativo a baixo:

O computador tinha uma tela de 9 polegadas, um drive de disquete de 400 kb, um processador Motorola 68000, 128 Kb de memória RAM, mas o grande diferencial foi sem dúvidas o mouse, projeto que havia sido comprado pela Apple da empresa Xerox, e que mudou completamente a forma de se usar computador, proporcionando uma maior interação com as interfaces gráficas, que também era uma inovação.O maior problema da máquina era o sistema de ventilação, ou melhor, a ausência dele, o que acabava ocasionando uma série de falhas quando o computador era usado por muito tempo.
Curta a nossa página no Facebook:

Na final do SuperBowl  de 1984, final do torneio de futebol americano, a empresa anunciou que o mundo seria bem diferente do livro “1984” de George Orwell.Foi apresentada a grande propaganda Alien, uma super produção, também conhecida com “Prometheus”, que divulgava o computador com um preço de  US$ 2,5 mil. Era um preço alto para a época, mas mesmo assim a Apple divulgou em maio do seu ano de lançamento, que já haviam sido vendidas 70 mil unidades do Macintosh. Veja a propaganda abaixo, as vazes da medo dela…

Algum tempo depois a Apple lançou uma nova versão com memória RAM 512 KB, que deixou o uso da máquina bem melhor em relação ao sistema operacional e os programas.

Infelizmente poucos de nós pegamos esta geração, talvez os geeks quarentões, mas teria sido muito bom assistir esse avanço tecnológico, nem que fosse pela televisão, mas nasci 10 anos depois, nunca vi um desses funcionando de perto, mas seria uma honra.

Fonte de pesquisas: [button color=”white” size=”small” link=”http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/01/computador-inovador-da-apple-macintosh-completa-30-anos.html” target=”blank” ]G1.com/tecnologia[/button]

Jayr Alencar

Doutorando em Ciências da Computação no Centro de Informática da Universidade Federal do Pernambuco (CIn - UFPE); Mestre pela mesma instituição; Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Católico; Fã de O Senhor do Anéis.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *