99% dos ataques criminosos são em aparelhos com Android

A Cisco divulgou na semana passada seu relatório anual, que destaca o crescimento sem precedentes dos ataques avançados e tráfego malicioso. A empresa destaca que a maioria destes ataques pretendem tirar proveito da confiança do usuários em sistemas, aplicações e redes. Estes aspectos, os de uso de aplicações e redes, tem crescido no mercado de dispositivo móveis que hoje são usados para diversas tarefas, antes feitas em um computador desktop. Paralelamente tem crescido também a quantidade de malwares para sistemas de aparelhos móveis, como por exemplo o Android que é, segundo a Cisco, o mais atacado do mercado.

Os métodos de ataques incluem principalmente engenharia social, com roubo de senhas e informações importantes e invasão de dispositivos para uso de funcionalidades. Os ataques são cada vez mais sofisticados, e tem uma grande diferença de evolução em relação às estratégias de defesa, como a Cisco alerta, faltará profissionais especializados em segurança da informação, haverá uma escassez de certa de 1 milhão de profissionais, pois o que eles aprendem em suas formações nem sempre é o bastante para conter ameaças sofisticadas, e também há entre os profissionais e acadêmicos de TI uma grande falta de interesse pela área.

A empresa também alerta para os perigos da Computação em Nuvens, que possibilita inúmeros ataques em suas plataformas, principalmente em arquiteturas novas, em fase de teste em aprimoramento, tendo assim brechas para ataques explorativos.

Os dispositivos Android são inseguros principalmente pelo uso de aplicativos e acesso a sites que contem programas maliciosos, tendo assim uma grande probabilidade de infecção e invasão vidas de diversas partes. Segunda a Cisco 99% dos ataques maldosos são contra dispositivos com sistema operacional Android. Isto comprova sua vulnerabilidade, por isso é importante que os usuários tenham sempre anti-vírus instalado e evitem sites e aplicativos suspeitos.

 

 

Jayr Alencar

Doutorando em Ciências da Computação no Centro de Informática da Universidade Federal do Pernambuco (CIn - UFPE); Mestre pela mesma instituição; Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Católico; Fã de O Senhor do Anéis.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Excelente Texto, eu realmente acho que este website necessita de muito mais atencao. Eu provavelmente estarei novamente a ler muito mais, agradexo por essa infornacao.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *