Análise e Desenvolvimento de Sistemas em alta em 2014

O site Yahoo divulgou a lista de profissões que estarão em alta em 2014, dentre elas está a de Cientista de Dados, que segundo o site requer formação em Ciências da Computação ou Análise de Sistemas. O termo Cientista de Dados é usado pelo fato da necessidade de profissionais capacitados para lhe dar com Big Data, mas o que é Big data?

midia-indoor-negocio-tecnologia-computador-mesa-trabalho-mulher-homem-mao-colega-comunicacao-desktop-emprego-teclado-reuniao-monitor-escritorio-papel-pessoa-pl[1]

O que é Big data?

Big data é um conceito criado na Tecnologia da Informação, que tem como foco a grande quantidade de dados armazenados e a maior velocidade no acesso a esses dados. Segundo o IDC, isso se origina do crescimento de volume, variedade e velocidade dos dados. Sabemos que há muita informação na internet, e que ela precisa ser armazenada em algum lugar, por isso, há o aumento no volume. Há também a variedade dos dados, que é enorme, pois na internet existe de tudo, desde de simples blogs a sistemas complexos. O que se pretende com o Big data é atingir uma maior velocidade na transferência e no acesso dos dados, de forma prática e segura. Segundo o site  O Globo, a grande novidade das soluções de Big Data é lidar também com os chamados dados não-estruturados, que até então só podiam ser compreendidos por pessoas. São tweets, posts no Facebook, vídeos, geolocalização e comportamentos de clientes que dependem de contexto para ter sentido.

Cada vez mais pessoas estão no Facebook, ou em outras redes sociais, essas pessoas fazem inúmeras postagens a cada dia, são milhões de posts por minuto, ou seja, a quantidade de dados armazenados tende a crescer cada vez mais, sem contar nos sites e sistemas que são lançados na internet a cada dia. Ou seja, há sem dúvidas a necessidade de profissionais para lhe dar com esse fenômeno.

Outros fatores

Outro fator para o crescimento do mercado para analistas de sistemas, é o crescimento do desenvolvimento de software para plataformas mobile, e da necessidade que há no Brasil de tais desenvolvedores, para atender problemas específicos da sociedade em geral.
Podemos listar como fator também, não só para 2014, mas pelo menos para os próximos 3 anos, a necessidade que a indústria e o  comércio brasileiro terão, graças a realização da copa do mundo no país, sendo que da forma com que vivemos, uma empresa do ramo de hotelaria, ou de qualquer outro ramo, não pode viver mais sem a tecnologia, seja por um sistema de fluxo de caixa, por um site de divulgação ou uma simples fã page no Facebook. Nenhuma empresa hoje vive sem a tecnologia, e por isso elas precisam de profissionais capacitados e de produtos (software e hardware) de qualidade, para poder atender as exigências do mercado

Marketing Digital, outra oportunidade

Outra profissão que remete à aera de informática é a de Marketing Digital, também listada pelo Yahoo. Esta se relaciona com a Tecnologia da Informação e com a profissão de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo fato de que o mundo é digital graças à computação, e é justamente ao mundo digital que essa nova prática se direciona, em especial às pessoas digitais. Como disse antes, as pessoas estão cada vez mais no Facebook, e logo se tornam pessoas digitais, isso fez com que as empresas olhassem para internet de uma forma bem diferente, aproveitando a potencia dessa ferramenta para a divulgação e venda de seus produtos e serviços.

O Marketing Digital é importante tanto para aqueles que desejam trabalhar, ou já trabalham de forma autônomo como freelancers, quanto para aqueles que desejam fundar uma empresa na área de tecnologia, pois sem ter, pelo menos, noções básicas, dificilmente seu negócio terá sucesso.

Portanto, se você pensa em cursar um curso da área de tecnologia, em especial Análise e Desenvolvimento de Sistemas, não excite, pois as oportunidades existem, o mercado é bem amplo, e a profissão está em alta no mercado.

[divider]

Yahoo. “As 10 profissões que estarão em alta em 2014”. Disponível em <http://br.financas.yahoo.com/fotos/as-10-profiss%C3%B5es-que-estar%C3%A3o-em-alta-em-2014-slideshow/profiss%C3%B5es-2014-photo-1387286309894.html>. Acesso em 17 de dez. de 2013.

IDC. “Big Data Analytics: Future Architectures, Skills and Roadmaps for the CIO,” .

O Globo. “Como Funciona o Big Data”. Disponível em <http://oglobo.globo.com/infograficos/bigdata/>. Acesso em 17 de dez. de 2013.

Jayr Alencar

Doutorando em Ciências da Computação no Centro de Informática da Universidade Federal do Pernambuco (CIn - UFPE); Mestre pela mesma instituição; Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Católico; Fã de O Senhor do Anéis.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *