Carros com Sistema Operacional Android

[dropcap]V[/dropcap]ocê já imaginou um carro com sistema operacional Android? Parece loucura né, até por que este sistema é usado para smartphones. Mas é real, a Google anunciou nesta segunda-feira (6) a parceria com grandes montadoras automobilísticas para colocar o Android em carros. Isso pode ser uma grande revolução para o mercado de automóveis, principalmente pela conectividade e a possibilidade de uso de serviços como GPS sem a necessidade de outro aparelho.

“A Open Automotive Alliance se dedica ao desenvolvimento de uma plataforma comum que trará inovação e vai tornar a tecnologia nos carros mais segura e intuitiva para todos”, disse a OAA, em comunicado.

Para a união foi criada a iniciativa chamada Aliança Automotiva Aberta (OAA, sigla em inglês), que une Audi, GM, Honda e Hyundai, além da Nvidia e o Google. Patrick Brady, diretor de engenharia do Android explicou que a ideia é fazer com que tudo o que o sistema proporciona em tablets, smartphones e computadores possa ser levado aos automóveis de forma segura. Ou seja, em breve teremos carros totalmente digitais, com maior contato com a internete e com as mídias sociais.

“Colocar o Android no carro trará aos motoristas aplicativos e serviços que eles já conhecem e adoram, permitindo que as montadoras entreguem mais facilmente a tecnologia de ponta para seus clientes”, disse ele.

O carro será, de forma mais completa, mais uma coisa da “Internete das coisas”, além de proporcionar ao motorista uma maior facilidade no uso de aplicativos e serviços, como disse o engenheiro. Mas cabe às montadoras verificarem junto com o órgão de trânsito competente qual a periculosidade de se ter tais serviços dentro de um automóvel, para assim estabelecer seus limites, dando a todos a segurança devida. Mas, segundo o responsável pelo Android e pelo Google Chrome:

“Levar a plataforma Android para o setor automotivo permitirá que parceiros integrem mais facilmente tecnologia móvel nos veículos e oferecer uma experiência familiar e sem obstáculos para que os motoristas se concentrem apenas na estrada”, disse Sundar Pichai, no site oficial da OAA.

Esta é mais uma estratégia do Google para estar mais perto do consumidor, se inserindo na maior parte possível de aspectos e situações vividas pelas pessoas, indo muito além de  um motor de buscas ou de uma rede social. Tais estratégias visam atender necessidades que existem e, ao meu ver, criar necessidades para serem atendidas, aquecendo assim o mercado e fazendo com que a empresa cresça mais e mais não só no mercado tecnológico, mas em muitos outros.

[divider]

Fontes de pesquisa: [button color=”white” size=”small” link=”http://olhardigital.uol.com.br/noticia/39617/39617″ target=”blank” ]Olhar Digital[/button][button color=”white” size=”small” link=”http://info.abril.com.br/noticias/bitnocarro/2014/01/projeto-do-google-levara-android-para-carros-da-audi-gm-honda-e-hyundai.shtml” target=”blank” ]Info Abril[/button][button color=”white” size=”small” link=”http://oglobo.globo.com/tecnologia/google-se-une-montadoras-para-levar-android-aos-carros-11220844″ ]O Globo[/button]

Jayr Alencar

Doutorando em Ciências da Computação no Centro de Informática da Universidade Federal do Pernambuco (CIn - UFPE); Mestre pela mesma instituição; Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Católico; Fã de O Senhor do Anéis.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *