Dica: Como usar o smartphone para deficientes visuais

A tecnologia vem para facilitar a vida de todos, e quem tem problemas com a visão não quer forçar a vista para a leitura em uma tela reduzida. Com o avanço tecnológico vários smartphones vão além de aumentar as letras.

Usando a acessibilidade do iPhone:

O aparelho da Apple permite selecionar blocos de texto (em sites, por exemplo) e faz a leitura para o usuário.

A opção está disponível na área Acessibilidade em Ajustes > Geral. No item Falar Seleção, ative a função e, se achar necessário, regule Velocidade da Fala. Feito isso, basta ir ao texto que deseja ouvir e tocar e segurar a tela até que apareça uma lupa e marcadores em azul. Toque e arraste esses pontos para definir a área a ser lida e toque na opção Falar.

O aparelho também tem um recurso muito interessante para os deficientes visuais, o VoiceOver. Ele também lê e transforma em áudio o que aparece na tela do aparelho. O recurso vai além da ferramenta Falar Seleção, pois descreve tudo o que o usuário toca na tela. Assim, mesmo quem não enxerga consegue utilizar o aparelho. Para ativar o recurso, na área Ajustes, abra o item Geral e vá até Acessibilidade. Nela, habilite VoiceOver e o recurso. A partir daí, ele lerá tudo o que for tocado na tela.

No Android

No smartphone Galaxy S III com Android 4.0 há o serviço TalkBack, disponível em Configurações > Acessibilidade > Serviços > TalkBack. Ele faz com que o aparelho descreva em voz o que o usuário toca, seleciona e ativa. Em aparelhos com a versão 2.3 do sistema do Google, a área de acessibilidade inclui essa função, que traz os mesmos recursos do TalkBack.

Sobre o autor:

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UniLeão - Juazeiro do Norte-CE, Fundador do site Clube dos Geeks e criador de conteúdo para o site.

Postagens relacionadas:

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.