Membros do Clube dos Geeks tem trabalho publicado em Congresso Nacional de Iniciação Científica

[ads2]

Alguns dos membros do Clube dos Geeks, desenvolvem um projeto chamado DAVI – Dispositivo de Apoio a Deficientes Visuais. O propósito do projeto é desenvolver uma dispositivo que de auxílio aos deficientes visuais na sua locomoção, dando-lhe uma maior autonomia no seu dia a dia.

O dispositivo funciona da seguinte forma: serão distribuídos sensores em lugares estratégicos do corpo do usuário, que farão a detecção de possíveis obstáculos; uma placa arduino, que conta com microcontrolador(es) fará o tratamento dos sinais, usando de algoritmos inteligentes desenvolvidos com base em lógica Fuzzy, para que os alertas emitidos por meio de vibradores sejam o mais preciso possível, evitando assim o número de acidentes.

conic.fw

Jayr Alencar apresentando o trabalho no CONIC

O projeto foi apresentado em novembro do ano de 2013 no CONIC-SEMESP, Congresso Nacional de Iniciação Científica, realizado em Campinas – SP, na categoria Em andamento. O trabalho teve uma avaliação muito positiva como podemos ver e agora foi publicado nos anais do evento.

Untitled-2.fw

O trabalho tem como autor Jayr Alencar Pereira membro do Clube dos Geeks, e como coautores Elias Alves De Carvalho Neto (Clube dos Geeks), Francisco De Assis De Souza Rodrigues (Clube dos Geeks), Jonatas Levi Dos Santos Brito e Paulo Henrique Mauricio Da Silva, e como professor orientador tem o professor da Faculdade Leão Sampaio e UFCA, Msc. Thiago Bessa Pontes. É dado crédito também à professora Renata Kalina, que muito colaborou para o desenvolvimento do artigo.

Atualmente o projeto passa pela fase de documentação,  e houve uma alteração na equipe, Paulo Henrique saiu por motivo de troca de curso, e Rayanne Oliveira foi admitida à equipe, que segue em busca de conhecimento e financiamento para o desenvolvimento do dispositivo.

[ads1]

Você pode gostar...