Netiqueta, você sabe o que é ?

netiqueta-TITULO
É um termo bastante usado, mas que pouco sabem o que realmente é, você sabe o que é Netiqueta ?
Netiqueta é o conjunto de boas maneiras e normas gerais de bom senso que proporcionam o uso da internet de forma mais agradável e eficiente. É importante dizer que em alguns casos, não obedecer essas  regras pode significar a perda de grandes oportunidades.
Saiba quais são as principais regras de etiqueta na internet:
  • Maiúsculas: Nunca se deve escrever nada usando apenas as letras maiúsculas, ou escrever com o Caps Lock ativado, isso significa que a pessoa está gritando. Além do mais, ler um texto assim é extremamente cansativo.
  • Mensagens chatas: Evite enviar mensagens de propagandas não-solicitadas, aquelas  “correntes” e outras mensagens do tipo. Isto é muito desagradável.
  • Emoticons: O emoticon é legal quando usado na sua forma correta: demonstrar sentimentos. Os emoticons não devem ser utilizados como elementos do próprio texto, visto que em alguns casos não é possível identificar o que a pessoa quer dizer com aquilo. Basta lembrar do MSN, quando tinha emotions para as letras, se tornava  algo muito chato de ver.
  • Fugir do assunto: Ao usar um comunicador instantâneo, nunca fuja do assunto. Mesmo que aquilo não lhe interessa ou é desagradável, diga algo, mesmo que finalizando o assunto, para mostrar que você leu a mensagem. Um simples OK ja faz toda a diferença.
  • Ofensas: Na internet, principalmente em sites de relacionamento, Facebook, falecido Orkut por exemplo, não é difícil encontrar discussões negativas e ofensas. Se alguém for ofendido, não se deve revidar e criar uma “guerra on-line”, visto que isso dificilmente acabará. A melhor coisa a se fazer é ignorar.
Seja ético e siga essas dicas 😉