O que é GoogleWebLight?

Se você acompanha seu site pelo Google Analytics, você deve ter percebido uma grande quantidade de acessos vindos do endereço googleweblight.com. Ou se você acessa a internet a partir de um Smart Phone com internet 2G ou inferior deve ter notado que as vezes quando você tenta acessar alguns sites você redirecionado para um endereço semelhante a: http://googleweblight.com/?lite_url=endereco_visitado.

Isso acontece por causa do GoogleWebLight que é uma iniciativa do Google para melhorar a experiência de navegação de milhões de usuários que estão em internet de velocidade lenta. Normalmente, para países como Indonésia, Índia e Brasil, onde a maioria dos usuários estão em 2G ou conexão de internet muito lenta. Também está sendo chamado como versão lite simplificada de busca móvel. Esse recurso funcionará apenas em dispositivos Android e no navegador Chrome. Sempre que um usuário está usando a pesquisa do Google no navegador Android alimentado pelo Chrome, o navegador detecta a conexão lenta, então a versão lite de busca móvel vai perceber automaticamente. Ele irá transcodificar a página para a versão de “luz”, e vai ajudar as webpages a carregar de maneira mais rápida.

O Web Light é projetado para deixar o carregamento das páginas 4 vezes mais rápidos, e diminuir o consumo de dados em 80%, e facilitar a visualização de pelo menos 50% das páginas disponíveis na internet. Veja abaixo um vídeo com a demonstração do funcionamento da tecnologia.

Sobre o autor:

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - FLS; Desenvolvedor Full-stack na UniLeão; Revisor de conteúdo do site Clube dos Geeks, católico, gosto de ler e escrever.

Postagens relacionadas:

5 respostas

  1. Priscila Cardoso do Nascimento

    Olá,Caro Jayr Alencar,meu nome é Priscila Cardoso do Nascimento e faço parte do
    Google.O Carregamento de
    Todas as Páginas é Lento.E
    Peço que as Carregue mais
    Rápido a esta Empresa.Obrigada.

    Responder

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.