Sistema de segurança que não usa senhas está sendo desenvolvido pela Google

google-chrome-look[1]

Quando você leu o título desse post deve ter pensado que era brincadeira, mas é sério, a Google está com planos bem definidos para a forma com que acontecerá o bloqueio e desbloqueio da tela do Chrome OS, com o uso da nova API “chrome.screenlockPrivate”, que pode ser rodada em vários dispositivos.

Como vai funcionar?

Com base em bancos de dados e usando uma série de algoritmos o recurso irá julgar se o usuário está presente ou não, de forma bem definida, com um gesto inconfundível do usuário detectados pelos dispositivos conectados ao Chrome OS, como por exemplos relógios Bluetooth, leitores NFC ou telefones celulares. O aplicativo será desenvolvido em C++ e pode implementar outras características além de bloqueio e desbloqueio de tela.

É confiável?

Eis a grande questão, pois em determinados casos outras pessoas podem usar dos dispositivos do usuário, usando de má fé, então caberá ao usuário determinar um sinal de desbloqueio que seja de fato inconfundível. Mas olhando pelo lado de que, dispositivos e recursos para segurança são sempre bem vindos e necessários, o projeto ganha mais força. Você confiaria?

O projeto está sendo desenvolvido pela equipe Chromium OS e tem código aberto, usando de diversos recursos e trechos do Chrome OS. A ferramenta parece estar muito distante de ser concluída, mas acredito que em breve teremos mais notícias a respeito.

 

Fonte: Docs

Jayr Alencar

Doutorando em Ciências da Computação no Centro de Informática da Universidade Federal do Pernambuco (CIn - UFPE); Mestre pela mesma instituição; Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Católico; Fã de O Senhor do Anéis.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *