Andruino Bluetooth App Android Para Comunicação Via Bluetooth Com Arduíno – OpenSorce

Você já pensou em construir uma aplicação Android para comunicação via Bluetooth com Arduíno. Você pode até questionar, mas Francisco, porque vou fazer uma aplicação Android que se comunique com Arduíno via bluethooth, se na Google Play tem várias app’s gratuitas que eu posso baixar e usar? Bem, isso é verdade, mas vou falar algumas vantagens que vejo quando você mesmo desenvolve suas aplicações.

Se você construir sua própria app:

  • Terá apenas as funcionalidades que você deseja;
  • Consequentemente sua aplicação será menor e ocupará menos espaço no aparelho;
  • Os dados de envio e recebimento, serão os que você escolher por padrão;
  • Você poderá criar as telas (interface gráfica) da sua app da forma e cores desejadas, (usará sua própria arte);
  • Como também dar um nome a sua app;
  • Os créditos será seu;
  • Você é quem decide em quais API’s funcionará sua aplicação;
  • Enfim você terá, para cada projeto, uma app personalizada, tornado seu trabalho mais profissional, sem contar com o aprendizado.

Fui convincente? Então para começar é importante você saber programação com linguagem java; se você ainda não tem a IDE para desenvolvimento de App Android Studio, você pode fazer o download aqui.

Dica: Para você redimensionar corretamente os icons da sua app, use essa ferramenta: Android Asset Studio.

É de suma importância você escolher um nome bem legal para sua aplicação, a app que estarei construindo aqui com você, chamarei de Andruíno Bluetooth. Então com a IDE Android Studio devidamente instalada no seu computador, vamos iniciar.

É muito simples, vou disponibilizar o projeto no GitHub, basta Clonar para a IDE Android Studio, o código esta todo comentado, e já usa o conceito de Material Designer, qualquer duvida é só deixar seu comentário logo abaixo, outra coisa, se gostou não deixe de compartilhar.

Sobre o autor:

Servo de DEUS, Pós-Graduando em Docência do Ensino Superior - IDJ/UVA, Graduando em Automação Industrial - IFCE, Tecnólogo em Analise e Desenvolvimento de Sistemas - FALS, casado com a mulher mais maravilhosa, Tamires Alencar e amante Java, Games, Eletrônica, Robótica, Violão, Aviação...

Postagens relacionadas:

6 respostas

    • Francisco de Assis

      Sim, é possível! Informe suas duvida ficaremos felizes em ajudá-lo. Se você já tiver algum conhecimento em programação em Android, é só baixar o exemplo acima e fazer as modificações que necessitar, lembrando que esse app é para comunicação com Arduíno via Serial Bluetooth.

      Responder
  1. Francisco de Assis

    Olá Patrick! você importou para o eclipse? se sim não indico, pois dá muito erros geralmente, procure usar o Android Studio, eu importei aqui na minha maquina e está funcionando corretamente, se não de certo cria um projeto do zero, ver a codificação no projeto e repassando para o novo projeto, vai da um trabalhinho mais funciona. Qual quer coisa entra em contato novamente.

    Responder
  2. Anderson Antunes

    Boa noite..
    Sei que não é o assunto abordado nesta publicação, mas não encontro solução para meu problema, meu Android Studio está dando um erro.
    Sempre que abro um projeto da um erro Fatal Error na IDE, e não para de indexar. Já desinstalei e instalei novamente, tanto Android Studio, quanto o JDK e o erro continua.
    Essas são as mensagens que aparece:

    java.io.IOException: writerPrevChunkAddress:49,119173,C:\Users\Anderson Antunes\.AndroidStudio2.1\system\index\android.id.index\android.id.index.values

    Typeahead request blocked: Time: 30012

    com.intellij.diagnostic.MessagePool$TooManyErrorsException: Too many IDE fatal errors. Monitoring stopped.

    Se alguém puder me ajudar agradeço.

    Responder

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.