Para que é usado o Fritzing?

fritzing-logo

Você já se perguntou para que é usado o Fritzing? Já viu vários modelos de circuitos elétricos e se perguntou como foi feito?

O Fritzing é um software livre/open source para ajudar você a modelar circuitos usando arduino, raspbery pi,  ou mesmo somente a matriz de contatos e alguns componentes eletrônicos. Além de te permitir fazer bem mais rápido do que se desenhasse no papel e de te dar uma impressão visual bem mais fiel, ele automaticamente transforma o que você desenha nele num diagrama elétrico ou, melhor ainda, em um layout de PCB, permitindo que utilize seu projeto pra imprimir parte de circuito profissionalmente.

fritzing-3

Um detalhe importante é que ele não simula o circuito elétrico, ele só modela. E também não exporta em formato dos simuladores. Então você não pode usá-lo pra fazer simulações do SPICE, por exemplo. É um dos recursos mais pedidos, se não o mais pedido, mas os desenvolvedores disseram que isso não está em seus planos, pois aumentaria em ordens de grandeza a complexidade do software.

Para aprender mais sobre a plataforma clique aqui para fazer o download do Fritzing diretamente do site Oficial.