Desenvolvendo para Arduíno usando Sublime Text

Desenvolver projetos com a IDE Arduíno é muito bom! sem contar que ela é a IDE oficial, mas a momentos em que ela se torna pouco produtiva principalmente quando o seu projeto começa a tomar uma grande proporção, ou seja, em torno de 2 mil à 10 mil linhas de código ou mais, entre n motivos, como querer trabalhar com compartilhar de código, manter controle de versão, permitir mais desenvolvedores estarem trabalhando no mesmo projeto usando SVN, Github, Bitbucket, etc, em fim, a IDE Arduíno se torna limitada para essas necessidades, porem recentemente quando surgiu os problemas citados anteriormente em um projeto que estou desenvolvendo com amigos, projeto DAVI, tivemos que procurar por outras alternativas, em meio as inúmeras existem, a que estamos usando é a IDE Sublime Text, que você pode está baixando aqui, ela possui uma aparência lisa(limpa), uma moderna barra deslisante, excelentes temas, facilidade em instalar pacotes, permiti usa autocomplete, e outros aspectos, confira a seguir:

01

Instalar

Primeiramente você deve instalar o Sublime Text, se ainda não baixou clique aqui, em seguida baixe a IDE Arduíno, se ainda não tem baixe aqui, pois o Sublime Text utiliza as sua bibliotecas do Arduino IDE, feito isso baixe a biblioteca Stino que permite desenvolver para Arduíno na IDE Sublime Text, baixe aqui.

Configurar

Agora você já deve ter tudo o que iremos precisar para começar a configurar.

Abra a IDE Sublime Text, navegue no menu selecione a opção Preferences >> Browser Packages …

02

feito isso, abrira uma janela, extraia a biblioteca Stino e coloque dentro desse diretório, se necessário reinicie o Sublime Text, apos add a biblioteca Stino, você terá a sua disposição a opção Arduíno no menu do Sublime Text, navegue nele ate a opção Preferences >> Select Arduino Application Folder, e selecione o diretório onde está instalado a sua IDE Arduíno, reinicie o Sublime e proto já pode aproveitar.

03

Então espero que tenham gostado, até a próxima.

Sobre o autor:

Servo de DEUS, Pós-Graduando em Docência do Ensino Superior - IDJ/UVA, Graduando em Automação Industrial - IFCE, Tecnólogo em Analise e Desenvolvimento de Sistemas - FALS, casado com a mulher mais maravilhosa, Tamires Alencar e amante Java, Games, Eletrônica, Robótica, Violão, Aviação...

Postagens relacionadas:

Uma resposta

  1. Tyron

    Olá, muito obrigado, ajudou de verdade! Mas uma dúvida, pode ser alguma bobagem porém não estou conseguindo. É possível compilar o código .ino no sublime? Após ter feito todo o procedimento de adicionar a Stino? Grato!

    Responder

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.