Se Aventure Nessa: Introdução ao Desenvolvimento de Jogos com Java – Cap. 01

Olá pessoal! Esse post estará dividido em capítulos, e estaremos construindo um game passo a passo usando a tecnologia java, no final do tutorial, estarei compartilhando o material com vocês, um ebook para utilização offline, no próximo capitulo vou disponibilizar os links dos materiais que estaremos utilizado na construção desse game. Então vamos lá.

1 – Introdução

O clássico Super Mario Bros, foi praticamente o primeiro jogo que joguei em meados 1996 na plataforma Nintendo, lançado em 1985 foi o primeiro jogo com rolagem lateral, recurso conhecido como O jogo é o mais vendido na história dos vídeos games e inspirou incontáveis imitações que ajudaram a fixar esse estilo. O jogador controlava o principal protagonista da serie, Mario. O objetivo do jogo é percorrer o Reino do Cogumelo, sobreviver as forças do principal vilão Bowser, e salvar a princesa Peach e seu reino do domínio dos Koop Troopas.

image01

Figura 01

Um dos meus jogos favoritos logo em seguida foi o Aero Fighters conhecido como Sonic Wings no Japão, um jogo eletrônico de nave estilo Shot em up com rolagem vertical. Lançado originalmente com nome “Sonic Wings” para fliperama em 1992 que foi alterado em 1994 quando lançado para a plataforma SNES. Nesse clássico você é um piloto de avião, e com uma nave milita, tem o desafio de acabar com as bases inimigas. Detone as naves, pegue novas armas e tiros e conquiste grandes territórios.

image02

Figura 02

1.1 – Objetivo

Inspirar e motivar estudantes novatos ou até mesmo veteranos programadores, para programação voltada a desenvolvimento de jogos, ver que é possível criar bons jogos com linguagem de alto nível com Java e entender a mecânica básica de um jogo.

1.2 – Protótipo

image03

Figura 03

Usaremos o jogo Aero Fighters como inspiração para o protótipo que iremos desenvolver jogo chamado Champs da Galáxia, um gênero espacial, mostra uma batalha galáctica entre diversas especeis; controle sua nave, pegue o máximo de power-up “potencia” para sua arma e destrua tudo o que vier em sua frente, você foi escolhido para a missão de combater o exercito do General Grong, evitando assim que ele governe e crie um caos no hiperespaço.

A história do jogo é o marco inicial, e o documento que é utilizado para projetar o jogo é conhecido como Game Designer, nele é que se escreve o projeto do jogo a ser desenvolvido, historia, personagens, cenários, jogador, inimigos, desafios, logica do jogo, em fim tudo o que constara no seu jogo, porem não é o foco principal desse livro e não iremos nos aprofundar nessa documentação.

Não iremos utilizar nenhum Framework para tratamento gráfico, usaremos uma class gráfica 2D que o java possuí e mesmo assim chegaremos a um jogo bem interessante, pois o objetivo é se familiarizar e ter conceitos básico para desenvolvimento de games, esses conceitos sempre estarão presentes, seja em jogos simples ou avançados.

1.3 – Visão Industrial

Programação é apenas uma parte do desenvolvimento de game. Empresas focadas em desenvolvimento de jogos possuem roteiristas para criar a história do game, designer para definir o melhor visual do jogo, profissionais de som para trilhas sonoras e efeitos, designer de interface para definir como seria a experiência do jogador no game, entre outros. Jogos como “Crisys” chega ater 650 pessoas em uma equipe, todos envolvidos para se alcançar o esperado sucesso.

image04

Figura 04

Teste uma versão demo do nosso game feito em javascript! aqui.

Espero que gostem, e até o próximo capitulo.

[ads2]

Sobre o autor:

Servo de DEUS, Pós-Graduando em Docência do Ensino Superior - IDJ/UVA, Graduando em Automação Industrial - IFCE, Tecnólogo em Analise e Desenvolvimento de Sistemas - FALS, casado com a mulher mais maravilhosa, Tamires Alencar e amante Java, Games, Eletrônica, Robótica, Violão, Aviação...

Postagens relacionadas:

Uma resposta

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.