Se Aventure Nessa: Introdução ao Desenvolvimento de Jogos com Java – Cap. 02

Olá pessoal! Estamos dando continuidade ao nosso desenvolvimento de jogos com tecnologia java, estaremos dividido em capítulos, e estaremos construindo um game passo a passo, nesse post estou compartilhando o material com vocês, e no final do tutorial um ebook para utilização offline . Então vamos lá.

Link, caso você não viu o inicio desse tutorial é recomendado que reveja os post’s anteriores:
Se Aventure Nessa: Introdução ao Desenvolvimento de Jogos com Java – Cap. 01.

2 – Configurações do Ambiente

A configuração do ambiente de desenvolvimento utilizado é: IDE Eclipse, pode-se ser quaisquer versão do eclipse, ou até mesmo se você preferir pode usar outras IDE como Netbeans ou IntelliJ Idea, JDK Java7 Run Time ou superior e o JRE.

Caso você ainda não tenha instalado você pode esta adquirindo em:

Baixar o Eclipse aqui.

Baixar o JDK e o JRE aqui.

Baixar JLayer aqui.

Baixar o projeto “código fonte” e imagens do jogo e o arquivo .jar executável aqui:

2.1 – Criando a Base do Jogo

Com o eclipse instalado e corretamente configurado em seu computador, já podemos começar. Crie um projeto com o nome ChampsDaGalaxia.

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Figura 05

Na pasta src crie um pacote com o nome br.com.game.app

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Figura 06 

Dentro do pacote crie uma class com o nome Game.

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Figura 07

Agora podemos programar nessa class que foi criada. Ela deve herdar da class JFrame, componente do pacote swing que possui todos os componentes necessários para a construção da janela do jogo.

public class Game extends JFrame {
}

Agora criaremos os seguintes métodos e o construtor da class, na class Game.java, não citarei muitos detalhes pois o código está comentado:

O método main é o principal responsável pela execução da aplicação.

 /**
* Método principal - start a aplicação.
* @param args
*/
public static void main(String args[]) {
new Game();
}

Esse é o construtor da nossa class.
/**
* Construtor.
*/
protected Game() {
/* Chama o método componentes */
componentes();
}

Esse método que configura a nossa janela.
/**
* Configura a Janela.
*/
public void componentes() {
/* Titulo da Janela */
setTitle("Champs da Galáxia");
/* Permite encerrar aplcação */
setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
/* Define tamanho da janela */
setSize(600, 600);
/* Instancia a janela no centro da tela */
setLocationRelativeTo(null);
/* Bloqueia redimensionamento da janela */
setResizable(false);
/* Define a janela visível */
setVisible(true);
}

Agora execute a aplicação e teremos uma janela como essa:

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Figura 08

Teste uma versão demo do nosso game feito em javascript! aqui.

Code Github aqui.

Espero que gostem, e até o próximo capitulo.

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Francisco de Assis

Servo de DEUS, Mestrando em Ciências da Computação (UFPE) Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior (IDJ/UVA), Graduando em Automação Industrial (IFCE), Graduado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas (UNILEÃO), casado com a mulher mais maravilhosa, Tamires Alencar e amante Python, Java, Games, Eletrônica, Robótica, Violão, Aviação...

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3 Resultados

  1. george disse:

    boa noite, posta denovo o codigo fonte do jogo, o pacote em java… pq o link do mega nao esta mais disponivel.. agradeço obg amigo

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