Resolvendo o erro do Github com Android Studio

Olá pessoal, esses dias enfrentei um erro que parece ser comum no Android Studio, mas possui poucos tutoriais na web mostrando a solução, então vamos lá !

Captura de Tela (6)

Se apareceu para você essa mensagem de erro, parabéns, está no tutorial certo, se está enfrentando outro erro deixe nos comentários ai em baixo que nossa equipe irá pesquisar algo relacionado, mas não vamos fugir do foco principal, vamos resolver este “diacho” de erro, hahaha.

O tutorial serve para este erro também: “Can’t start Git: git.exe” and “IDE error” When I click “Fix it” it shows “Cannot run program “git.exe”: CreateProcess error=2, The system cannot find the file specified”

Então, basicamente o erro informa que a IDE Android Studio não foi capaz de localizar o executável do GitHub em seus diretórios e por isso aparece aquele erro. Faça o download do GitHub para seu computador através deste link.

Beleza, mas o que eu tenho que fazer ? Simples, vá em File>Settings>Version Control>Git:

Vai aparecer essa mensagem:

Captura de Tela (7)

Onde está escrito: git.exe clique nos três pontinhos para localizar o arquivo.

Recomendo antes de fazer este procedimento habilitar a opção de Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas no Painel de Controle, para localizar mais rápido o diretório do GitHub.

Ok, feito isso navegue no seu computador por: C:\Users\<seunomedeusuario>\AppData\Local\GitHub\PortableGit_c2ba306e536fdf878271f7fe636a147ff37326ad\bin. Lá em cima, na barra de endereços dê dois cliques e copie o endereço, cole no caminho onde anteriormente estava escrito git.exe, para  ser mais prático cole o caminho antes de git.exe acrescente uma barra invertida antes do git.exe ficando C:\Users\<seunomedeusuario>\AppData\Local\GitHub\PortableGit_c2ba306e536fdf878271f7fe636a147ff37326ad\bin\git.exe

Feito isso vá na barra de ferramentas: VCS>Checkout from Version Control>GitHub e faça o login e pronto seu Android Studio estará pronto para clonar repositórios no GitHub.

Se foi útil este tutorial compartilhe e deixe um comentário.

Sobre o autor:

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UniLeão - Juazeiro do Norte-CE, Fundador do site Clube dos Geeks e criador de conteúdo para o site.

Postagens relacionadas:

5 respostas

  1. Márcio Arruda

    Resolveu meu problema mas o caminho que usei foi outro:
    C:\Users\\AppData\Local\GitHub\PortableGit_c7e0cbde92ba565cb218a521411d0e854079a28c\cmd

    Responder
  2. Flávio

    Resolveu mais o caminho foi outro : C:\Users\Flávio\AppData\Local\GitHub\PortableGit_25d850739bc178b2eb13c3e2a9faafea2f9143c0\mingw32\bin

    Responder

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.