Android N – Novidades da primeira versão prévia

A Google lançou no dia 09/03/16 uma versão prévia do Android N (especula-se que seja Nutella ) sendo disponibilizado o download apenas para os dispositivos: Nexus 6P, Nexus 5X, Nexus Player,Nexus 6, Pixels C e Nexus 9.

android-n-preview-logo

Foram capturadas alguns screenshots do sistema no Nexus 6P,  para mostrar pra gente quais as novidades estão por vir nesta nova versão do Android, lembrando que pode vim mais novidades ainda, pelo fato da versão final do Android N ser lançada no fim desse ano.

Então vamos ao que interessa:

  • Multi-janelas: smartphones e tablets poderão trabalhar com telas divididas e executar dois aplicativos simultaneamente, seja posicionando o dispositivo no modo paisagem ou retrato. Esse recurso também aprimora a forma como você assistirá vídeos em seu dispositivo, que pode ser exibir o conteúdo de forma duplicada, incluindo nas Androids TV.

 

  • Doze++: a versão do Doze para Marshmallow já economiza bateria quando o sistema detecta que o smartphone não está sendo utilizado pelo usuário por muito tempo, sendo útil especialmente a noite. Com a atualização para o Android N, o Doze++ entrará no modo de economia a partir do momento em que a tela do dispositivo se encontrar inativa (quando o usuário estiver trabalhando ou tomando banho, por exemplo).

 

  • Economizador de Dados: os usuários poderão habilitar essa função em seus aparelhos quando desejarem consumir menos dados. O Data Saver bloqueia algumas funções de background do sistema e aplicativos (como diminuir a qualidade do streaming de vídeo, por exemplo) para reduzir o gasto de dados e também o consumo de energia do dispositivo. Os usuários poderão definir quais aplicativos podem ou não ter seus dados restritos.

 

  • Projeto Svelte: foi lançado com a versão KitKat para ajudar especialmente aos donos de dispositivos com pouca memória. A evolução do Svelte irá proporcionar ainda mais velocidade ao otimizar o sistema de background, redirecionando quando possível backgrounds indiretos e transmissões que forem executadas no aparelho.

 

  • Night Mode: estreado na versão prévia do Marshmallow, este modo permite alterar a cor base do sistema, trocando o branco por um tema escuro. Na versão final ele acabou sendo removido, mas está de volta na prévia do Android N. Você pode escolher deixar o sistema sempre na cor mais escura ou configurar para que seja ativado apenas durante à noite.

 

  • API Gráfica Vulkan: uma nova API para gráficos 3D que fornecerá aos desenvolvedores um controle mais detalhado sobre os processamentos realizados nas unidades de processamento gráfico. Esta novidade foi anunciada pela Samsung no evento de lançamento do Galaxy S7, mas agora vemos que a nova API chegará de forma nativa ao Android, garantindo um desempenho ainda maior.

 

  • Zoom na tela: agora é possível ajustar a interface de acordo com o gosto de cada usuário. A versão prévia do Android N permite escolher entre 0,85x até 1,5x. Seria o equivalente a alterar o DPI do sistema, mas sem a necessidade de realizar o processo de root para modificar o arquivo do build.prop.

 

  • Respostas direto na tela de notificação: os usuários poderão configurar seu aparelho para responder a uma mensagem diretamente na área de notificações, sem precisar ir até o aplicativo para escrevê-la.

 

  • Programa Android Beta: um novo programa para desenvolvedores que desejam conferir em primeira mão as últimas novidades do Android. O download é realizado via OTA (over-the-air), um método de distribuição de software pela nuvem, sem a necessidade de utilizar cabos ou debugging. O programa estará disponível em breve.

 

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.