Saiba o que o Android 5.0 Lollipop preparou para os aparelhos da Motorola

motog-2014
Smartphone Motorola Moto G 2014

1. Material Design

Você rapidamente perceberá que a UI do Moto G 2014 está mais colorida, as animações mais fluidas, bem como o sistema de temas, cores e widgets.

1. Notificações UI & Prioridades

Na tela de bloqueio as notificações aparecem ordenadas por tipo e por remetente; é possível abrir o app com dois toques ou limpar a notificação arrastando o dedo de um lado para o outro; é possível definir privacidade de prioridade das notificações de cada app, e as notificações com prioridade alta aparecerão brevemente acima de outros apps; ao dispensar uma notificação, ela será dispensada em todos os aparelhos Android do usuário.

1. Mais controle sobre interrupções

Você pode personalizar a maneira como recebe as notificações, logo, decide quando será interrompido. Desta forma, as interrupções no Android Lollipop podem ser configuradas através do botão de volume do Moto G 2014 da seguinte maneira: permitir toda e qualquer atividade, não permitir nenhuma interrupção, ou apenas as prioritárias. Você ainda poderá personalizar o que de fato pode ser considerado como uma interrupção prioritária (lembretes, eventos, chamadas, mensagens) e até mesmo classificá-las por contatos. A definição de inatividade permitirá apenas interrupções prioritárias durante as horas e dias que você especificar.

1. Ambient Display

Quando o seu Moto G estiver com a tela apagada, o Ambient Display pode mostrar notificações sem ligar toda a tela. Essa função é acionada quando uma notificação chegar ao smartphone. As notificações serão dispostas da mesma forma que são na tela de bloqueio. Você pode ligar essa função em Configurações, mas ela aumenta o consumo de energia do aparelho.

1. Motorola Assist

O Motorola Assist agora passa a integrar as novas configurações de tempo de inatividade para controlar quando você não quer ser incomodado. O Assist também passa agora a utilizar as novas “configurações de Interrupções”. Desta forma, você pode personalizar exceções como permitir que apenas as pessoas na sua lista de contatos favoritos possam enviar notificações.

1. Apps Recentes (Multitarefas)

O acesso aos aplicativos recentes foi redesenhado. Agora, tanto aplicativos como atividades separadas dentro destes aplicativos podem ser acessadas usando o botão de multitarefas do aparelho. Por exemplo, cada aba aberta no Chrome também vai aparecer aqui, juntamente com os apps recentes; tanto a sua caixa de entrada do Gmail quanto os email em rascunhos aparecerão em cartões separados. Isso ajuda a alternar tarefas de forma mais inteligente.

1. Lanterna

O Android Lollipop inclui uma nova opção para acender a Lanterna (flash de LED) como parte dasQuick settings: apenas deslize dois dedos a partir da barra de status para ver.

1. Compartilhe o seu Dispositivo

Agora é possível cadastras diversas contas de usuário no seu telefone. O Modo Convidado está disponível de fábrica. Você pode dar permissões de chamadas e mensagens de texto para outros usuário, ou restringir o uso no menu Usuários, dentro de Configurações.

É importante notar que as funções exclusivas da Motorola (Assist, Connect) são exclusivas à conta do dono. Os apps Câmera, Galeria e Rádio FM são suportados para múltiplos usuários.

1. Fixação da tela ou App

Usando o recurso de “Fixação da Tela ou App” será possível manter um aplicativo ou tela específica fixo na tela, isso faz com que o usuário tenha mais privacidade caso empreste o aparelho para o amigo acessar o app do AndroidPIT, por exemplo.

1. Bateria

O painel de configurações da Bateria mostra agora uma projeção de quanto tempo de carga ainda resta ou quanto tempo falta para terminar de carregar. Também é possível ligar o modo de economizar bateria, que reduz a performance e a maioria das operações de dados para extender a vida da bateria.

1. Smarter Internet Connections

Com o Android Lollipop, o telefone não irá conectar a uma rede WiFi se esta não tiver uma conexão verificada com a Internet. Essa função melhora a troca entre conexões WiFi e redes celulares, mantendo o seu chat de vídeo ou ligação VoIP durante a troca.

1. Performance

Seu telefone agora usa o novo Android Runtime para ajudar a otimizar a performance dos apps. Após atualizar para o Lollipop, os aplicativos passarão por um processo de otimização. A otimização para ART ocupa mais espaço.

1. Smart Lock

O Android Lollipop adicionou suporte nativo para permitir que dispositivos confiáveis desbloqueiem o seu telefone (como o Moto 360, kit Bluetooth do carro, fones Bluetooth, etc.). O Smart Lock substitui o sistema anterior de aparelhos confiáveis do seu telefone Motorola. Será necessário cadastrar novamente os seus dispositivos depois da transição para o Android Lollipop, no menu Smart Lock, dentro de Segurança nas Configurações.

1. Segurança

A criptografia agora usa uma chave de 256-bit para proteger seus dados. Entretanto, essa nova chave mais forte só será usada após o usuário fazer um reset de fábrica no Android Lollipop. Senão a criptografia continuará utilizando a chave de 128-bit. Para ativar a criptografia, é só ir no menu Segurança, dentro de Configurações.

E aí, o que você achou das novidades do Lollipop para o Moto g 2014? Deixe-nos saber sua opinião nos comentários abaixo.

Fonte: Motorola, Motorola Blog