Instalar Netbeans.sh no Ubuntu

netbeans-logo

Eu sempre baixava a IDE Netbeans pela Central de Programas do Ubuntu, porém a IDE vinha com a versão desatualizava, o que não me agrada muito usar programas desatualizados. Então resolvi fazer o download  do programa com a versão mais nova pelo site oficial do Netbeans,  e ao realizar o download veio com a extensão .sh. Para instalar programas .sh é muito simples, estarei usando o Netbeans como exemplo:

  1. Instale o JDK;
  2. Faça o download do programa;
  3. Ao terminar o download, abrir a pasta onde foi salvo o Netbeans para verificar se foi salvo;
  4. Abra o terminal do Ubuntu (ctrl + alt + t). Dentro do terminal do Ubuntu, entre na pasta onde foi salvo o download do Netbeans. Se o Netbeans estiver salvo na pasta Download, basta digitar no terminal cd /home/Digitar-o-Nome-do-Usuário/Downloads. Você também pode abrir a pasta normalmente no ubuntu, na barra de endereço você copia o endereço e cola no terminal usando a tecla crtl + shift + V;
  5. Digitar ls -i depois teclar ENTER. Este comando vai exibir a permissão de cada arquivo;
  6. Digite sudo chmod 777 netbeans apertar a tecla TAB para completar o nome do Netbeans, depois teclar ENTER;
  7. Digitar o comando ./netbeans apertar a tecla TAB para completar o nome do Netbeans, depois teclar ENTER que a instalação irá começar;

 

Sobre o autor:

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UniLeão - Juazeiro do Norte-CE, Fundador do site Clube dos Geeks e criador de conteúdo para o site.

Postagens relacionadas:

Uma resposta

  1. Paulo Henrique

    Parabéns pelas publicações, estão ajudando muito. Recentemente devido minha pesquisa ser voltada para a ideia de open source, consequentemente aderi ao ubuntu, e está sendo bem complicado de inicio devido tudo ser no terminal, e quando dá erro, na maioria não sei como resolver. Poderia postar um tutorial de instalação de programas de terceiros, como o adobe reader e o teamviewer?

    Responder

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.