Novidades sobre o Ubuntu Touch

Nesta terça-feira (10/12/13) a Canonical assinou  seu primeiro acordo comercial para trazer o Ubuntu Touch OS a smartphones com hardwares mais poderosos, espera -se que em 2014 algo aconteça (Eba \o/). A noticia foi dada pelo fundador da companhia, Mark Shuttleworth, que preferiu não revelar ainda o nome da empresa que é sua mais nova parceira no mercado.

“Concluímos nossa primeira rodada de acordos para trazer o Ubuntu a telefones móveis”, afirmou Shuttleworth ao CNET. “Mudamos de marcha e passamos de ‘criando um conceito’ para ‘vai ser lançado’. Isso teve um grande impacto em nosso time”, complementa.

(Na imagem Mark Shuttleworth)

Segundo o executivo Mark Shuttleworth, atualmente a Canonical possui contatos com pelo menos quatro fabricantes conceituadas do mercado de smartphones. “Eles vendem um monte de telefones ao redor de todo o mundo, tanto em mercados estabelecidos quanto nos emergentes, para consumidores e negócios”, explica ele.

Embora o passo signifique muito para a companhia, ainda há muito a fazer antes que ela consiga um espaço no mercado de smartphones. Mark  reconhece o desafio que tem à sua frente, que também é representado por competidores menores como o Tizen da Samsung e o Firefox OS da Mozilla. No entanto, ele acredita que o Ubuntu vai encontrar rapidamente um lugar graças à sua flexibilidade e aos serviços que ele oferece aos desenvolvedores.

“É importante alcançar um bom volume (de vendas). Queremos fazer coisas que as pessoas usem em seu dia a dia”, disse ele. Segundo ele, a intenção não é somente ocupar uma pequena parte do mercado, mas sim se tornar um nome com peso semelhante aos que a Google e a Apple possuem atualmente.

Ubuntu Touch coloca os serviços de frente e no centro de uma forma rica que os eleva além de meras ícones de aplicativos.

Pra você que usa Linux em seu computador, o que acharia de ter o Ubuntu em seu smartphone?

(Crédito:  CNET)

Elias Neto

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UniLeão - Juazeiro do Norte-CE, Fundador do site Clube dos Geeks e criador de conteúdo para o site.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *