Por que existem tantas distribuições Linux?

[ads2]
No mundo do Software Livre é fácil ver várias distribuições Linux, são milhares de distros espalhadas por todo o mundo. Cada uma com suas peculiaridades e com seu foco. A cada ano que se passa mais distros vão surgindo e mais novidades vão sendo criadas ou melhoradas. Cada distro Linux existente tem determinados pontos que difere uma das outras, seja interfaces gráficas, navegador de arquivos e etc.

Por que de tantas distros:

No Software livre existem quatros tipos de liberdades, a Free Software Foundation considera um software Livre quando ele atende esses quatros requisitos:

•   A Liberdade para executar o programa, para qualquer proposito.
  •  A necessidade de estudar como o programa funciona, e o adaptar para suas necessidades.
  •  A liberdade de distribuir copias dos programas e adaptações, de modo que possa ajudar a quem usa.
  •  A liberdade de modificar o programa e distribuir as modificações, de modo que toda a comunidade se beneficie.

Seguindo essas ideias do Software Livre, vem as respostas da pergunta Por que tantas distros.

Cada usuário sente uma necessidade especifica para usar sua distro, seja por facilidade, praticidade e flexibilidade do sistema. Quando surgiu as primeiras distribuições Linux, nem todos poderiam usar, porque elas teriam que ter muito conhecimento e estudo, geralmente quem usava essas primeiras distribuições Linux eram estudantes de computação ou programadores. Mas ao passar do tempo viu-se a necessidade de tornar o sistema fácil, onde todos poderiam usar sem precisar saber muito de computação ou programação. Podemos citar como exemplo uma distribuições Linux que marcou muito para quem começo no Linux, o Kurumim- Linux,  ela foi uma distribuição inicialmente desenvolvida para atender as necessidades do seu próprio usuário, porém o Carlos Morimoto, ao anunciar sua criação em seu site, muitas pessoas mostram-se interessadas pelo projeto. A distribuição ganhou sua marca no Brasil pela sua facilidade e acessibilidade, ou seja, a partir de necessidades como essa, foi onde deu inicio a criar distribuições que atendesse a necessidade das pessoas, o Kurumim é apenas um exemplo de distribuição, mas antes dela, já tinham vários projetos que também deu-se a largada para desenvolvedores e curiosos fazerem suas adaptações e distribuir. O mesmo também aplica-se ao Ubuntu, que inicialmente eram apenas modificações do Debian com pequenos ajustes e alguns pacotes instalados, o que ao longo do tempo foi se modificando e tornando uma distro fácil de se usar. Atualmente existe inúmeras modificações do Ubuntu sendo distribuídas, assim também do Debian. Novos projetos vão crescendo em busca de atender as necessidades dos usuários. Os ambientes de trabalho também seguem os mesmos exemplos das distribuições, existem várias opções de interfaces gráficas para escolher, cada uma delas visando diferentes públicos. Essas são algumas razões pelo qual existem tantas distribuições Linux, essas várias distros existentes ajudam a divulgar o Software Livre e a alcançar todos os tipos de usuários, por isso ha importância de cada projeto de Software Livre.

Beleza, mas qual é a melhor distribuição?

Essa pergunta é muito popular para quem está começando no Linux ou ainda mantém suas duvidas. Não existe melhor distribuição Linux, existem aquelas que vão atender as suas necessidades do dia-a-dia. Ou seja, você deverá buscar uma distribuição de acordo com sua precisão, para ajudar nisto, achei um site bem bacana que poderá ajudar você escolher sua distribuição.
[ads2]
Acesse o site que lhe ajuda a escolher sua distro clicando aqui.

Captura de tela de 2014-03-19

O site mostra distribuições com base na suas respostas, ou seja, aquilo que se enquadra no seu perfil, por isso todas as informações devem ser respondidas sendo sincero. Após o termino ele mostra a porcentagem das distribuições que vai lhe atender melhor a suas necessidades, será mostrado informações básicas, com isso basta você buscar um pouquinho a mais sobre elas e tomar uma decisão de mudar de distro Linux. Mas se você esta contente com sua distro atual, não há razões para mudar, a não ser que você queira saber só por curiosidade.

(A ultima atualização do site foi em 2011, mas mesmo assim, as respostas ainda são válidas.)

Fonte: WorldLinux-br
[ads1]

One thought on “Por que existem tantas distribuições Linux?