Ubuntu com Gnome 3

Pessoal antes de ter feito esse post eu usava o Ubuntu 13.10, porém devido a alguns bugs do meu sistema e por causa da interface gráfica que já tinha enjoado resolvi testar outra distribuição do nosso querido Linux, acabei me apaixonando pelo Fedora 20, mas depois de pesquisar vi que poderia mudar a interface do ubuntu para ficar com a mesma usada no Fedora que é o Gnome 3.

Mas o que é o Gnome 3?

O Gnome 3 é uma visão moderna do desktop desse clássico ambiente gráfico. Ele tem características próximas do Unity, mas mantém o estilo Gnome e fornece um ambiente de trabalho focado que o ajuda a fazer as coisas mais rapidamente. Seu modo de trabalhar faz com que você seja mais produtivo e seu recurso de busca ajuda a torna mais ágil o acesso a aplicativos e documentos.

Para instalar esse ambiente é muito simples:

Passo 1. Feche todos os seus aplicativos em execução;

Passo 2. Abra um terminal;

Passo 3. Atualize o Apt digitando o comando:

sudo apt-get update

Passo 4. Agora instale o ambiente com o comando:

sudo apt-get install gnome-shell

Passo 5. Se no final do processo for perguntado qual gerenciador de login deseja usar, dê preferência ao Ligthtdm para manter o padrão do Ubuntu.

Reinicie o seu computador e para aplicar o ambiente gráfico você clica no ícone do Ubuntu como indica na imagem abaixo:

1

E em seguida selecione o Gnome como mostra a imagem:

2

Pronto o seu novo ambiente gráfico será parecido com esse, mas não se preocupe que virá na versão português.

gnome-3.8-beta-frequent

Elias Neto

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UniLeão - Juazeiro do Norte-CE, Fundador do site Clube dos Geeks e criador de conteúdo para o site.