Configuração para Utilização de toda a Memória RAM no Windows 8

[ads2]

Muitos usuários tem tido problemas com a utilização total de memória RAM instalada em seu computador e a quantidade  em uso pelo mesmo, alguns dizem que é só formatar que corrige, …limpa a memória, …ela queimou, etc.

Mais antes de tomar qualquer ação o ideal é conferir as seguintes configurações, pois geralmente no Windows8 e outras versões anteriores, é apenas esses pequenos detalhes.

Clicando com o botão direito do mouse em cima do ícone Meu Computador/Propriedades, na tela a seguir veja as configurações do computador. Pode-se ver que existe instalado no computador 4,00GB de Memória RAM, porem o computador só está utilizando 2,61GB.

Porque isso acontece?

Devemos atentar para o Tipo de Sistema que está utilizando, Versão e Arquitetura 86bits ou 64bits.1

[ads2]

Versão e a Arquitetura do sistema Operacional Windows7… Continua padrão no Windows8.

Versão Limitação X86 Limiton X64
Windows 7 Ultimate 4 GB 192 GB
Windows 7 Enterprise 4 GB 192 GB
Windows 7 Professional 4 GB 192 GB
Windows 7 Home Premium 4 GB 16 GB
Windows 7 Home Basic 4 GB 8 GB
Windows 7 Starter 2 GB

Mais informações sobre essa tabela clique AQUI

Constatando que a versão que está utilizando suporta a quantidade de memória RAM instalada verifique as seguintes configurações para possível solução.

Na opção de Pesquisar procure por msconfig.

3

Clique em opções avançadas.

4

Em Número de Processadores, você pode colocar o máximo, apenas implicará no momento da inicialização do sistema, a qual estará definindo com quantos núcleo deseja inicializar o boot. Em Memória Máxima desmarque a opção, essa função é para definir a quantidade de memória que deseja utilizar durante a inicialização do sistema. Ao desmarcar o sistema gerenciará a quantidade automaticamente. (Se marcado pode causar a inutilização total da memória).

5

 

Aplique as configurações e reinicie o Computador. Verá a gora que ele estará utilizando toda a memória.

6

Essa é apenas umas das formas de se resolver o problema, nem sempre significa que o seu será esse, mas não custa nada tentar, tendo antes certeza que seu sistema se comporta semelhantemente ao que foi informado anteriormente, e evite perca de tempo em formatar seu computador desnecessariamente.

Até a próxima.

[ads1]

Sobre o autor:

Servo de DEUS, Pós-Graduando em Docência do Ensino Superior - IDJ/UVA, Graduando em Automação Industrial - IFCE, Tecnólogo em Analise e Desenvolvimento de Sistemas - FALS, casado com a mulher mais maravilhosa, Tamires Alencar e amante Java, Games, Eletrônica, Robótica, Violão, Aviação...

8 respostas

  1. aramis

    olá fiz esses passos mais agora meu pc não quer mais ligar
    já fiz todos os testes de memoria e está ok

    quando eu ligo ele fica todo lento e pesadão o que será que pode ter acontecido
    e como poderei resolver

    Responder
  2. Rafael Melo

    Realizei as etapas, mas não obtive sucesso. Na verdade acabei de instalar um segundo pente de memória, totalizando 4GB, mas continuo aprnas com 2GB disponíveis. Já tentei modificar a obção de memória na BIOS, mas no meu laptop esta opção não existe. Alguma sugestão?

    Responder
  3. Adan

    Eu tenho 8gb de memoria, aqui deu certo. Mas depois de algum tempo deu tela azul,
    o pc reinicia e volta a ficar somente 3,98gb utilizável, sera que não teria outro método?

    Responder

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.