Fazendo Virtual Hosts no WampServer

[ads2]
Olá pessoal, hoje vou mostrar como se faz para configurar virtual hosts no Wamp Server em sua máquina com Windowns.

Mas pera ai, o que é virtual host?

Ora, o próprio nome já diz, são hosts virtuais. “Virtual Hosts (sites virtuais) é um recurso que permite servir mais de um site no mesmo servidor. Podem ser usadas diretivas específicas para o controle do site virtual, como nome do administrador, erros de acesso a página, controle de acesso e outros dados úteis para personalizar e gerenciar o site. Existem 2 métodos de virtual hosts:”¹

Mas pra quê eu vou usar isso no meu servidor local?

Bom, suponhamos que você queria fazer o desenvolvimento do site com Wamp Server e usar Url’s amigáveis, então o ideal é que você use o Virtual Host para simular uma url real que aponte pra pasta do seu projeto, onde as url’s amigáveis irão funcionar melhor.

Vamos ao que interessa.

Vamos usar como exemplo o endereço www.virtualhost.com.br

1 – Abra o arquivo C:\wamp\bin\apache\versão do apache\conf\httpd.conf.

2 – Procure pelas seguintes linhas:

Veja que o # marca um comentário, ou seja onde ele está a linha está comentada a partir dele.Então tire-o da segunda linha para que fique assim:

Salve e feche o arquivo.
 
3 – Agora abra o arquivo C:\wamp\bin\apache\apache\versão do apache\conf\extra\httpd-vhosts.conf
e adicione o seguinte texto:

Para adicionar outros virtual hosts basta copiar este código e mudar os atributos DocumentRoot para a pasta destino, ServerName e ServerAlias para o endereço virtual, e repetir o passo 4.

4 – Agora abra o arquivo c:\windows\system32\drivers\etc\hosts para redirecionar todo acesso ao endereço escolhido para o localhost adicionando o seguinte linha no final do arquivo:

Salve e feche o arquivo.

5 – Agora para finalizar basta reiniciar todos os serviços do wamp, e acesse o endereço www.virtualhost.com.br no seu navegador.
restart-all-services-2[1]

Ok, é isso ai pessoal, até a próxima!


¹Guia do Linux/Avançado/Apache/Virtual Hosts. Disponível em <http://pt.wikibooks.org/wiki/Guia_do_Linux/Avan%C3%A7ado/Apache/Virtual_Hosts>. Acesso em 01 de dez. de 2014.

[ads2]

Sobre o autor:

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - FLS; Desenvolvedor Full-stack na UniLeão; Revisor de conteúdo do site Clube dos Geeks, católico, gosto de ler e escrever.

Postagens relacionadas:

Uma resposta

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.