Fraude em boletos pode ter desviado mais de 8 bilhões de reais

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender Antivírus para uso exclusivo do blog Clube dos Geeks.

Se você costuma fazer compras na internet e utiliza o boleto como principal forma de pagamento, atenção: um golpe destinado a modificar boletos e desviar o dinheiro dessas transações pode ter capturado quantias equivalentes a US$ 3,75 bilhões (R$ 8,75 bilhões).

1

Como funciona o esquema

O malware utilizado no golpe foi chamado de “Bolware”. Ele chegava até os usuários através de anexos em e-mails e mensagens em redes sociais infectados. Geralmente essas mensagens utilizavam spam e “phishing” para enganar suas vítimas.

Uma vez instalado, o malware comprometia os navegadores da máquina, todos os boletos gerados eram interceptados pelo Bolware, que modificava as trilhas no código de barras, fazendo com que o dinheiro caísse na conta dos criminosos e não para a que lançou o boleto original.

Golpe envolveu três continentes

Segundo a RSA – empresa que identificou o golpe – mais de 30 bancos foram afetados e a investigação ocorreu em três continentes, porém o foco foi Brasil, devido a grande utilização de boletos que temos aqui.

A investigação ocorre em sigilo e conta com a colaboração do FBI e da Polícia Federal.

Proteja seu computador e sua carteira

2

Ao receber uma mensagem suspeita, alguns cuidados podem manter sua máquina afastada de vírus e golpes:

• Atente aos detalhes do e-mail como erros gramaticais e fontes ou cores diferentes das utilizadas como padrão da empresa. Esses erros geralmente indicam um e-mail falso.
  • Passe o cursor do mouse sobre o link que está no e-mail (sem clicar) e confira se o hyperlink corresponde com o endereço da empresa e está de acordo com o texto.
  • É comum que os golpistas apelem com mensagens como “Se você não responder em 48 horas, será cancelado o acesso a sua conta bancária” empresas dificilmente farão esse tipo de processo através de e-mail, por isso apenas ignore.
  • Comprar um antivírus para proteger seu computador é também essencial para manter esse e outros malwares longe da sua máquina, garantindo assim uma navegação mais segura.

Crédito das imagens: Free Digital Photos.

Você pode gostar...