Consulta de CEP com AJAX

Olá pessoal, hoje veremos algumas formas de consultar CEP por meio de AJAX. O que é algo muito útil em aplicações WEB, pois auxilia o usuário na digitação do endereço de cadastro. Para os exemplos aqui mostrados usaremos como base a seguinte página HTML:

Os exemplos que seguirão deverão ter seu código inserido dentro da tag script. Pois usaremos o campo #cep e o botão #buscar para fazer a requisição.
 

Existem várias maneiras de se fazer isso, veja algumas delas:

DevMedia API

Para usar a API do DevMedia você precisa se cadastrar para gerar uma chave, mas não se preocupe o uso é grátis e ilimitado para consultas de CEP.

As requisições devem ser feitas com o método GET para o endereço http://www.devmedia.com.br/api/cep/service/, passando como parâmetro cep, chave e opcionalmente o formato, com os nomes assim como estão em negrito. Veja um exemplo:

Pesquisando pelo CEP 63047-310, ele retornou o seguinte resultado:

Veja que no objeto JSON existe a chave usuario, que contém dados de usuário cadastrado a quem pertence a chave usada. E as outras chaves trazem os dados referentes ao endereço ao qual corresponde o CEP.

Vantagens e desvantagens

A API do DevMedia tem como vantagem o código do município no IBGE e a flag que diz se é uma capital ou não.
A desvantagem é a dificuldade de uso em relação ao Cross site, você deve configurar seu servidor ou rede para permitir solicitações Cross domain. Outra desvantagem é que ele não diz o tipo de logradouro.
E uma falha é o fato de trazer o status do resultado em forma de texto, por exemplo, quando o CEP não existe e dá a mensagem falha – CEP invalido, seria melhor se ele trouxesse um código de status.

Republica Virtual

Na API da Republica Virtual não é necessário o uso de chave, o que torna a busca mais simples.
As requisições devem ser feitas para http://cep.republicavirtual.com.br/web_cep.php, e devem ser passados por parâmetro o cep e o formato. Veja um exemplo:

Pesquisando pelo CEP 63047-310, ele retornou o seguinte resultado:

Veja que é mais simples, e traz o resultado como código 1 para Ok e 0 para erro.

Vantagens e desvantagens

A principal vantagem da API da Republica Virtual é o fato de trazer o código de resultado em formato numérico. Outra vantagem é o tipo de logradouro.
Uma desvantagem é o fato de não trazer o código do município no IBGE.

Atualização da base

Ambas as bases parecem bem atualizadas. Infelizmente não consegui entrar em contato com o responsável pela Republica Virtual, que parece ser realmente mais antiga.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.