Normalmente as linguagens de programação trazem as datas  no formato americano (mês/dia/ano), e muitos de nós que estamos começando quebramos a cabeça tentando converter esse formato. Bom para o desenvolvimento WEB usa-se muito da linguagem JavaScript, por tanto ensinarei como converter o formato da data na linguagem.

var data=new Date()

Depois precisaremos de três métodos bem simples que são: getDate(), que serve para pegar somente o dia do mês, getMonth(), que pega somente o mês, e getFullYear(), que pega somente o ano. Você deve usar estes métodos guardando o resultados em variáveis convenientes. Depois é só concatenar os valores para uma variável, no formato desejado. Veja:

var data=new Date()
var dia=data.getDate();
var mes=data.getMonth();
var ano=data.getFullYear();
data = dia + '/' + (mes++) + '/' + ano;

Veja que na linha 5, a variável mês está com um incremento. O incremento deve ser feito pelo fato de os meses serem contados a partir de 0, ou seja, se for o mês de Janeiro será 0+1.
Você deve notar que a variável “data” não tem mais o tipo “date”, mas sim o tipo “string”.

Pode acontecer também de você precisar converter do formato brasileiro para o americano para gravar em um banco de dados por exemplo. Provavelmente sua variável vai estar no formato de String, portanto os métodos de getDate não vão funcionar, então você precisa converte-la para o formato Date, convertendo também o formato. Para isso usaremos o método split(), e depois o método Date(), veja:

// O formato da data contida na variável "data" é dd/mm/yyyy
split = data.split('/');
novadata = split[1] + "/" +split[0]+"/"+split[2];
data_americana = new Date(novadata);

O método split()

Veja que o método split() percorre a string e procura o(s) caractere(s) passado por parâmetro, que no nosso caso foi o “/”, e usa este caractere para dividir a string em um vetor, sendo que os caracteres antes do primeiro “/” estão na posição 0, os após o primeiro na posição [1], e assim sucessivamente. Este método pode até mesmo substituir o tão usado substring, dependendo é claro da situação, eu pessoalmente utilizo muito ele.

Envie-nos sua dúvida, teremos prazer em ajudar