Metodologias de Desenvolvimento Ágil

As empresas e organizações percebem cada vez mais o poder que a tecnologia tem para impulsionar seu negócio. Por isso um dos setores que mais crescem atualmente é a de desenvolvimento de software, que emprega milhares de pessoas no Brasil e no mundo. Essas pessoas são programadores, analistas, testadores, etc., e formam uma equipe de desenvolvimento, que pode ser chamada de fábrica de software. Com a velocidade com que as coisas acontecem, e pelo crescimento do mercado tecnológico estas fábricas são cada vez mais solicitadas e têm, muitas vezes, que trabalhar de forma ágil, fornecendo produtos e serviços que sejam competitivos para o mercado global e eficientes para as necessidades da clientela.

Desenvolvimento ágil

Diz o ditado que a pressa é inimiga da perfeição, e isso faz muito sentido no desenvolvimento de software. Empresas que contratam fábricas de softwares ou montam equipes de desenvolvedores, geralmente precisam do produto final o mais rápido possível, o que pode gerar pressão para a equipe de desenvolvimento. A pressão e a pressa devem ser substituídas pela agilidade, que é algo totalmente diferente. Pois o processo de construção de um software, mesmo sendo planejado e projetado, pode ser algo imprevisível, e é em grande parte complicado. Por isso a pressa em entregar o produto pode ser uma grande inimiga.

Para evitar problemas causados pela pressa desordenada as fábricas podem usar o Método Ágil. Que é um conjunto de metodologias que agilizam o processo de fabricação de software da maneira mais segura possível, aumentando a satisfação do cliente e agregando mais valor ao produto final.

Metodologias ágeis

Dentre as metodologias de desenvolvimento ágil de software, as mais conhecidas e usadas são Scrum e XP (Extreme Programing). Com as características, princípios e conceitos que são comuns em ambas, surgiu a “Aliança Ágil” e o “Manifesto Ágil”, que tem como principais princípios:

  • Satisfazer o cliente, através da entrega adiantada e contínua de software de valor.
  • Aceitar mudanças de requisitos, mesmo no fim do desenvolvimento. Processos ágeis se adequam a mudanças, para que o cliente possa tirar vantagens competitivas.
  • Entregar software funcionando com frequência, na escala de semanas até meses, com preferência aos períodos mais curtos.
  • Pessoas de negócio e desenvolvedores devem trabalhar diariamente em conjunto por todo o projeto.
  • Construir projetos ao redor de indivíduos motivados. Dando a eles o ambiente e suporte necessário, e confiar que farão seu trabalho. ¹

Extreme Programing (XP)

Esta metodologia existe desde março de 1996, quando seu primeiro projeto foi iniciado. É geralmente usada por equipes pequenas, tem como objetivo melhor o projeto de software de cinco maneiras essenciais: comunicação, simplicidade, feedback, respeito e coragem.²

Scrum

É uma metodologia para gestão e planejamento de projetos de software, onde o projeto é dividido em ciclos, geralmente mensais, chamados Sprints. Em cada Sprint há um conjunto de atividades a serem realizadas pela equipe de desenvolvimento.³ Ou seja: dividir para conquistar.

Existem várias adaptações do Scrum, pois cada equipe tem uma forma de trabalhar de acordo com a experiência de seus membros e com as tecnologias a serem usadas no desenvolvimento do software.

Existem outras metodologias que podem ajudar a equipe de desenvolvimento a manter padrões de rapidez e segurança, mas as citadas acima são as mais usadas. Esses métodos dão ao cliente – geralmente empresários – mais segurança a cerca do serviço ou produto que estão contratando, e agregam valor ao produto.

Você pode ler mais sobre desenvolvimento ágil aqui, e aprender também sobre Scrum e XP. Outras metodologias são: Adaptive Software Process, Feature Driven Development (FDD), Crystal, Agile Modeling e Win-Win Spiral .

¹ – http://agilemanifesto.org/iso/ptbr/principles.html

² – http://www.extremeprogramming.org/

³ – http://www.desenvolvimentoagil.com.br/scrum/

 

Jayr Alencar

Doutorando em Ciências da Computação no Centro de Informática da Universidade Federal do Pernambuco (CIn - UFPE); Mestre pela mesma instituição; Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Católico; Fã de O Senhor do Anéis.

2 thoughts on “Metodologias de Desenvolvimento Ágil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Deprecated: Creation of dynamic property Daisy_Blog_Google_Local::$files is deprecated in /home2/clube692/public_html/wp-content/themes/daisy-blog/inc/blocks/font-family/inc/class-fonts-google-local.php on line 77

Deprecated: Creation of dynamic property Daisy_Blog_Google_Local::$files is deprecated in /home2/clube692/public_html/wp-content/themes/daisy-blog/inc/blocks/font-family/inc/class-fonts-google-local.php on line 77