Saber navegador do visitante do seu site

Olá a todos os Geeks, este tutorial ensina a pegar o nome do navegador que o visitante usa para acessar seu site. Você pode usar isto para gerara estatísticas por exemplo, apesar de que a forma mais indicada é o Analytics.
Existem duas formas fáceis de saber qual o navegador, uma com o uso de JavaScript e outra com o uso da biblioteca jQuery. A primeira, e menos eficiente, é a com JavaScript, usando o objeto navigator e o método appCodeName, que dá erro em alguns navegadores, mas funciona normal para Mozilla e Internet Explorer. Veja o código a baixo:

var browser=navigator.appCodeName;
alert(browser);

Com uso de jQuery

A outra forma é com uso de jQuery, que bem mais prático, mas pode ser sujeito a erros, por isso é bom testar bem antes de colocar definitivamente no seu site. veja:

$(document).ready(function(){
	if(jQuery.browser.mozilla){
		alert("Mozilla");
	else if(jQuery.browser.msie){
		alert("Internet Explorer");
	}else if(jQuery.browser.safari){
		alert("Safari");
	}else if(jQuery.browser.opera){
		alert("Opera");
	}else if(jQuery.browser.chrome){
		alert("Chrome");
	}else{
		alert("Navegador desconhecido");
})

Mais dúvidas, deixe um comentário, ou faço um pedido de tutorial ou uma pergunta na nossa página de Contato. Obrigado e até mais!

One thought on “Saber navegador do visitante do seu site