Membros do Clube dos Geeks ministram palestra no FLISOL 2014

[ads2]

No último sábado (26) dois membros do Clube dos Geeks, Elias e Francisco, apresentaram a palestra Ubuntu – O começo para o mundo livre, no FLISOL em Crato-CE.

Elias Neto e Francisco de Assis

O FLISOL

O FLISOL é o Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre, um evento internacional, realizado desde 2005 por membros de comunidades de Software Livre que o realizam de forma voluntária. O evento tem por principal objetivo promover o uso de software livre, buscando mostrar ao público em geral sua filosofia, abrangência, avanços e desenvolvimento, segundo consta no site oficial do evento.

Esta é a segunda vez que o evento acontece na região do Cariri,  e é uma grande oportunidade para se fazer network e para o crescimento da comunidade Software Livre na região, que ainda é pequena. Nesta edição o evento contou com a presença de estudantes de computação e outros profissionais, que participaram de diversas palestras e workshops.

Ubuntu – O começo para o mundo livre

Como o FLISOL é focado em Software livre, os palestrantes falaram do assunto, obviamente, e seguindo o tema da palestra eles mostraram diversas funcionalidades do sistema operacional Ubuntu, uma distribuição Linux e livre, contando um pouco do seu significado e da facilidade em se usar o sistema. O que é notável, segundo foi mostrado na palestra, é o medo dos usuários comuns e até mesmo avançados em usar um sistema Linux, que provavelmente tem sua causa devida ao fato da maioria dos usuários estarem acostumados com a aparência das aplicações Windows.

Este é um paradigma a ser quebrado pela filosofia Linux, por isso o Ubuntu traz uma interface bem amigável e um alto nível de usabilidade. Segundo os palestrantes, o Ubuntu é, assim como os demais softwares livres, o começo para o  mundo livre, pelo fato de proporcionar ao usuário uma maior liberdade, tanto pelo fato de ser gratuito, como por ter código aberto, proporcionando de fato uma liberdade no seu uso e adaptação.

Na palestra também foi abordado o tema desenvolvimento de jogos na linguagem de programação Java, de forma livre e com código aberto. Foi apresentado o game Champs da Galáxia, que foi desenvolvido pelo Clube dos Geeks, além de outros, para assim incentivar o desenvolvimento de games e de softwares livres.

Pedimos para aqueles que participaram da palestra, e quem mais se interessar, que por favor preencham o seguinte formulário:

[ads1]

One thought on “Membros do Clube dos Geeks ministram palestra no FLISOL 2014

1. A versao anotirer funcionava perfeitamente pra mim! Melhor que IE 8, ou qualquer outro! Mas meu amigo esse 3.5 ta meio bomba! Demora pra carregar que doi! Enquanto no outro eu abria minhas 3 ou 4 guias salvas em menos de 10 segundos, nos dias que estivesse MUUUUUUITO lento, agora cansei de contar o tempo! Fica ate sem responder por alguns segundos e entao ele resolve abrir Ja me arrependi de ter trocado!!! o que da confiar espero que lance uma atualizacao pra corrigir isso logo!