Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SEMATEC – IFCE campus Crato

O Clube dos Geeks estará ministrando minicursos durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SEMATEC) que ocorrerá durante os dias 19 a 23 de outubro de 2015 no IFCE campus Crato.

Minicursos:

Escrevendo Bibliotecas para Arduino, ministrado por Francisco Rodrigues (Champs). Arduíno é um hardware opensource que vem agradando diversos estudantes e hobistas, devido a sua simplicidade e infinidades de projetos que se podem ser construído com essa plataforma, entre outros aspectos. Ainda existem vários componentes que não possuem bibliotecas para facilitar no uso do mesmo, como também implementação de funcionalidades e soluções de problemas. Essa palestra mostrará o quanto é simples escrever bibliotecas para Arduíno e como compartilhar essas soluções.

Node-webkit, desenvolvendo aplicativos para desktop com HTML, CSS e JavaScript, ministrado por Jayr Alencar. Node-webkit, agora também chamada de NW.js é um aplicativo runtime baseado no Chromium e em Node.js, este último dá parte do nome do runtime. A outra parte vem de WebKit, que é um projeto de browser engine open source muito poderoso que já foi utilizado em navegadores como Google Chrome e Opera, e ainda é utilizado no Safari. O objetivo de node-webkit é proporcionar o desenvolvimento de Aplicações Desktop usando de linguagens e tecnologias WEB como HTML, CSS e, é claro JavaScript. Neste minicurso veremos como desenvolver aplicativos para desktop com essa ferramenta poderosa.

Faça sua inscrição

O que é a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontece no Brasil desde 2004. Ela tem tido um êxito grande com uma participação crescente de pessoas, instituições de pesquisa e ensino e municípios. Em 2011, foram realizadas cerca de 16.000 atividades, em 654 municípios brasileiros.

Objetivos

A finalidade principal da SNCT é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Pretende mostrar a importância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país. Ele possibilita, ainda, que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.

Quem participa

Todas as pessoas interessadas podem participar das atividades da SNCT. Os promotores das atividades são: universidades e instituições de pesquisa; escolas públicas e privadas; institutos de ensino tecnológico, centros e museus de C&T; entidades científicas e tecnológicas; fundações de apoio à pesquisa; parques ambientais, unidades de conservação, jardins botânicos e zoológicos; secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação; empresas públicas e privadas; meios de comunicação; órgãos governamentais; ONGs e outras entidades da sociedade civil.

Quem coordena

A coordenação nacional da SNCT é de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Departamento de Popularização e Difusão de C&T da Secretaria de C&T para Inclusão Social. Em cada estado existem coordenações locais e a realização da Semana conta com a participação ativa de governos estaduais e municipais, de instituições de ensino e pesquisa e de entidades ligadas à C&T de cada região. Muitos estados e municípios já criaram suas Semanas Estaduais ou Municipais de C&T, articuladas com a SNCT.

O IFCE campus Crato

Durante a Semana Nacional de Tecnologia promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, O IFCE – Campus Crato realiza sua SEMATEC – Semana Tecnológica. O Evento destina-se a capacitação do público em geral através de apresentações de vídeos e filmes científicos, festivais e feiras de ciências, oficinas, debates, palestras e cursos de extensão, exposições, atividades culturais e artísticas.

A Coordenação de Informática

A Coordenação de Informática, durante a Semana Nacional de Tecnologia, busca, através da organização de programação de minicursos, ministrados por alunos, professores e parceiros, oferecer capacitações técnicas em informática nas mais variadas disciplinas da Computação, como Programação de Computadores, Bancos de Dados e Redes de Computadores.