Fazendo um jogo da velha em Java no NetBeans #1 Parte – Projeto, Tela do Jogo e inicio do código

Quem nunca jogou o clássico Jogo da Velha, desenhado numa folha de papel oficio ou de caderno, e passou horas e horas jogando com os amigos. Bem, vamos aprender como fazer esse clássico jogo em Java passo a passo. Todo o tutorial foi feito através de imagens, pois se eu fornecer o código irão apenas copiar e colar, e desse jeito não se aprende nada, então, mão na massa, ou melhor, no teclado.

Criando o projeto Java

Vamos iniciar criando um novo projeto Java para o nosso jogo. Abra o NetBeans, na barra de menus vá em Arquivo > Novo Projeto.

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Na janela que abrirá, clique em Java (1), depois em Aplicativo Java (2), feito isso clique em próximo (3).

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Agora na parte do nome do projeto (1) coloque Jogo_da_Velha. Deixe marcadas as caixas de seleção Criar classe Principal e Definir como projeto Principal (2) e em seguida em finalizar (3). Aguarde a criação do projeto.

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Criando a tela do Jogo

Agora com o nosso projeto do jogo criado, vamos criar uma nova classe onde ficará todo o nosso código. Vá à aba Projetos localizada na lateral esquerda da tela, com o botão direito do mouse clique sobre o pacote jogo_da_velha, em seguida em Novo e depois Classe Java. Uma nova janela irá abrir.

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Na janela que abriu, apague o nome que está e coloque o nome Jogo (1), depois clique em Finalizar (2). Aguarde a criação da classe.

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Após a classe ser criada, volte na classe Jogo_da_Velha, apague tudo e digite o seguinte código a baixo:

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Esse código irá fazer a chamada da tela do nosso jogo ao apertarmos F6 no NetBeans e quando criarmos o executável do nosso jogo. Agora volte para a classe jogo, apague tudo e digite o seguinte código:

Obs: Para visualizar melhor basta clicar na imagem ou abri-la em uma nova aba.

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Após ter digitado todo o código, aperte F6 para rodar a aplicação e aguarde a sua inicialização. A tela do jogo deve estar igual da imagem abaixo.

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Ao clicar nos botões percebemos que nada acontece, isso por que os botões não possuem nenhuma ação atribuída a eles para determinar se o seu valor será X ou O.

Criando o método Jogada

Esse método irá fazer a verificação de qual jogador é a vez, indicar seu símbolo (X ou O) e atribui-lo ao botão correspondente, no caso, o que foi clicado. Bem, vamos criar um novo método abaixo do método construtor. Aperte Enter para dar alguns espaços para baixo e digite este código:

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Agora, vamos fazer as ações dos botões para realizar a chamada do método Jogada ao serem clicados, volte no método construtor onde criamos os botões e acrescente o seguinte código em destaque para o primeiro botão:

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Faça o mesmo para todos os outros botões mudando o valor entre parênteses após o nome Jogada de acordo com o numero correspondente ao botão. Feito isso aperte F6, veja que agora ao clicar em qualquer um dos botões irá aparecer o símbolo X ou o símbolo O.

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Nosso jogo está pela metade, falta apenas fazer a verificação de quem venceu e indicar através de uma janela de mensagem o ganhador da partida ou se deu empate. Isso eu ensinarei na segunda parte deste tutorial. Até a próxima! Dúvidas? Deixem nos comentários.

23 respostas

  1. Adriano

    Como é possível colocar esse jogo em u formato de conexão com outra maquina via host? cliente/servidor.

    Responder
  2. Sandré Cardoso

    Cara posso te passar um print pra ver se tu acha o erro no código,eu coloquei igual todos os códigos e tem vários em vermelho!!!

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  3. Matheus

    Oi manin… Primeiro queria te parabenizar pelo cod… muito bom

    Enh o meu esta dando erro nas linhas 17, 18, e 20. Na parte de criar novo painel e na parte de super… diz que nao ta achando isso.

    Sabe o que eh?
    vlw

    Responder

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