Android Studio: Como inserir links na TextView

É muito comum programadores iniciantes no desenvolvimento em Android terem essa dúvida. Pois bem, vamos ao que interessa.

Primeiro de tudo crie um projeto no Android Studio;

Após criado o seu projeto no Android Studio, vá no arquivo strings.xml:

<resources>
    <string name="app_name">NOMEDOAPLICATIVO</string>
        <string name="LINKDEEXEMPLO">
        <a href="http://SITEDEEXEMPLO">Desenvolvido por: INSERIRTEXTO</a>
    </string>

</resources>

Após feito, deverá ficar assim:

Beleza, primeiro passo feito, agora abra o arquivo activity_main.xml e subistitua o que está entre as ” ”  aspas duplas pelo nome que voce definiu em strings.xml:

Deverá ficar assim

Após criado se você emular a aplicação, verá que ela ja está “linkável” mas não redireciona para canto nenhum.

Pois bem, abra a classe principal da sua aplicação (por padrão o nome é MainActivity.java) e adicione esse trecho de código:

TextView text = (TextView) findViewById(R.id.link1);
text.setMovementMethod(LinkMovementMethod.getInstance());

Vai aparecer um erro na palavra link1, mas tudo bem. Resolvemos esse erro voltando no arquivo activity_main.xml e adicionando essa linha de código abaixo do TextView:

android:id="@+id/link1"
Dessa maneira

Pronto, agora é só emular e ver se funcionou !

One thought on “Android Studio: Como inserir links na TextView