Por que ser um Analista de Sistemas?

321

A tecnologia vem crescendo a cada dia e com isso o mercado se torna carente de profissionais com conhecimento e experiência em TI (Tecnologia da Informação). Conforme a pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia (Brasscom) até 2014 vão faltar 78.000 novos profissionais de tecnologia no país, entre eles está o analista de sistemas. Mas o que é um Analista de Sistemas? O analista de sistemas é o profissional da área de TI formado em um dos cursos superiores de analise de sistemas, sistemas da Informação, ciência da computação, análise e desenvolvimento de sistemas e outros relacionados a TI.

Digamos que o analista de sistemas transforma um problema em uma solução através do uso de sistemas e recursos computacionais de hardware (parte física ou que chuta, rs) ou software (parte lógica que você xinga, rs). O profissional dessa área é responsável por analisar, documentar, projetar e muitas vezes até programar e testar sistemas da informação. O analista tem vários ramos para atuar, entre eles são:

A produção de software:

Na área de software o analista tem o papel de participar nas etapas de documentação, arquitetura, desenvolvimento, testes e evolução de sistemas de software. É necessário que tenha conhecimentos em engenharia de software e saiba como utilizar ferramentas case para apoiar o processo de produção.

A infraestrutura de TI:

Na parte de infraestrutura o analista é responsável por implementar soluções computacionais utilizando-se de recursos de hardware como: infraestruturas de rede, integrações entre hardware e software, dessa forma poderá atender as necessidades tecnológicas das empresas.

Negócios:

O analista de sistemas muitas vezes pode fazer o papel de analista de negócios, isso mesmo, participando de reuniões, levantando requisitos e especificando casos de uso. É importante que o analista de sistemas tenha visão de negócios, dessa forma poderá entender melhor seus clientes e encontrar melhores soluções empreendedoras.

Agora vamos falar de coisa boa, o salário de um Analista de Sistema pode variar de acordo com a empresa e a experiência do profissional. Existem três níveis de profissional classificados de acordo com a experiência, são eles: júnior (nível inicial), pleno (nível intermediário) e sênior (nível alto). De acordo com as pesquisas a média salarial do profissional da área é:

• Analista de sistemas júnior: R$4.760,00
  • Analista de sistemas pleno: R$6.280,00
  • Analista de sistemas sênior: R$7.620,00

É claro que o salário pode variar de acordo com a empresa e a raridade do profissional no mercado.

Requisitos necessários:

Para exercer a profissão de analista de sistemas é necessário ter bons conhecimentos em inglês e diploma de nível superior em áreas relacionadas a TI.