CyanogenMod – Uma boa opção ?

CyanogenMod12

Falar de CyanogenMOD é falar de Android, é bem comum as buscas por postagens sobre Android em nosso site, então resolvi fazer uma série de postagens sobre o assunto, tanto para esclarecer a dúvida de alguns quanto para mostrar que mexer com o Android não é um bixo de sete cabeças e nem uma raposa de nove caldas. HUEHUEHUE

Steve Kondil
(Foto: TalkAndroid) Steve Kondil – Criador do CyanogenMOD

Então, o CyanogenMOD foi criada por Steve Kondil e foi se tornando uma das Custom ROM’s mais populares (se não a mais popular) no Universo Android.

Pra você ter uma ideia o Steve Kondik teve tanto sucesso com sua ROM que foi contratado pela Samsung.

Beleza… mas o que é uma Custom ROM ?

Uma Custom ROM é um Sistema Operacional alternativo baseado no Android, assim como no seu computador você pode usar o Windows 10, XP e várias distribuições Linux, você pode usar no seu Smartphone outro sistema operacional, é claro um de cada vez. No computador é possível fazer o Dual Boot, que é ter dois Sistemas Operacionais distintos instalados no mesmo HD, mas no Smartphone só é possível um.

(Já vi videos de pessoas fazendo dual boot no celular, mas não recomendo porque irá perder significativamente o desempenho).

O CyanogenMOD:

CyanogemMOD
(Foto Reprodução: XDA-Developers)

As ROM’s do CyanogenMOD é uma customização das ROM’s oficiais porém oferecendo muito mais, elas oferecem um melhor desempenho, uma interface mais funcional e alguns recursos que as fabricantes acabam tirando do consumidor.

A modificação da ROM não é ilegal, fique tranquilo, porém você pode perder a garantia de fábrica do seu aparelho.

Você pode fazer o download das ROM’s no próprio site e lá no menu esquerdo terá os fabricantes e os modelos dos aparelhos que já tem uma CustomROM da Cyanogen.

Opinião do escritor:

Sim, é uma boa opção para quem está enjoado das mesmas interfaces e que queiram explorar mais o Android em si.

Eu já usei muito algumas ROM’s do CyanogenMOD e recomendo muuuito por inúmeros fatores, se você quer algo personalizável, com as ROM’s você pode ter, você não terá restrição alguma e pode deixar do jeitinho que quiser, você vai ter mais rapidez, e terá maior desempenho. Ou seja tudo o que um usuário quer: Desempenho + Interface + Segurança(?).

A questão de segurança vai vim de cada usuário, ao instalar as ROM’s você terá que “ROOTEAR” o celular.

Para usuários Linux já é bem comum falar em root, mas para quem não é, significa que você terá  a possibilidade de se utilizar a plataforma como um SuperAdministrador, ou SuperUser e terá acesso total ao sistema.

Em um próximo post falarei mais sobre o ROOT, explicando o que é e como faz.

Já fiz um tutorial de como instalar no Galaxy 5 (aparelho bem antigo) e pretendo fazer um tutorial com o aparelho MOTO E 2015.

Se gostou não deixe de compartilhar.