WebScaleSQL, nova versão personalizada do MySQL

[ads2]

Quatro grandes empresas da internet se uniram para criar uma personalização do banco de dados MySQL para ser usado por organizações web que tem base de dados em grande escala, por isso o nome WebScaleSQL. As empresas envolvidas no desenvolvimento são: Facebook, Google, Twitter e LinkedIn. Todo o projeto será colaborativo e estará disponível em código aberto.

O projeto conta com contribuição de engenheiros das quatro empresas e também do próprio MySQL, e por ser aberto dá liberdade a qualquer outra pessoa que queira contribuir e que tenha recursos para personalizar na ferramenta.

1396042785_webscalesql[1]

O Facebook se pronunciou sobre o projeto divulgando quais atualizações já haviam sido feitas por parte da empresa, veja:

Um framework automatizado que, para cada alteração proposta, executa e publica os resultados do sistema embutido de testes MySOL (mtr);

Um novo conjunto completo de “stress tests” e um sistema protótipo de testes de desempenho automatizado;

Diversas alterações para melhorar a performance do WebScaleSQL, incluindo melhorias de buffer pool flushing, otimizações para certos tipos de consultas, apoio para a política NUMA e muito mais;

Novos recursos que fazem o WebScaleSQL operar com mais facilidade em escala web de verdade, como o super_read_only e a possibilidade de especificar milissegundos para client timeouts.

Além disso, o Facebook disse que a equipe do projeto está trabalhando no desenvolvimento de um cliente assíncrono, onde não será mais preciso reconectar e atualizar a página ou a pesquisa para se ter respostas do banco de dados.

Veja o projeto no GitHub.

E o site oficial do projeto.

[ads1]