Wordnet, Banco de Dados Léxico

Wordnet, o que é isso? Nada mais nada menos que um grande banco de dados léxico em inglês. Substantivos, verbos, adjetivos e advérbios são agrupados em conjuntos de sinônimos cognitivos, cada um expressando um conceito distinto. A estrutura faz dele uma ferramenta útil para linguística computacional e processamento de linguagem natural.

O Wordnet se assemelha superficialmente a um dicionário de sinônimo, pois agrupa as palavras com base em seus significados. No entanto, existem algumas distinções importantes. Ele interliga não apenas formas de palavras – sequencias de letras – mas sentidos específicos de palavras. Como resultado, as palavras que estão próximas umas das outras na rede são sem ambiguidade semanticamente. Um outro ponto é o rotulamento das relações semânticas entre as palavras, enquanto o agrupamento de palavras não segue nenhum padrão explícito além da similaridade de significado.

Mais detalhes acesse o site oficial.

Você pode conferir também uma versão em português conhecida como PULO.

Download

O Wordnet pode ser encontrado para baixar aqui, como também pacotes e ferramentas associados.

Francisco Rodrigues

Servo de DEUS, Mestrando em Ciências da Computação (UFPE) Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior (IDJ/UVA), Graduando em Automação Industrial (IFCE), Graduado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas (UNILEÃO), casado com a mulher mais maravilhosa, Tamires Alencar e amante Python, Java, Games, Eletrônica, Robótica, Violão, Aviação...