YAGO, Base de Dados de Conhecimento Semântico

Opa, beleza?!

O YAGO é o nosso assunto de hoje, ele é um projeto conjunto do  Max Planck Institute for Informatics e a Telecom ParisTech University. YAGO é uma enorme base de conhecimento semântico, derivada a partir da Wikipédia, WordNet e GeoNames. Atualmente contem conhecimento de mais de 10 milhões de entidades como: pessoas, organizações, cidades, entre outros e, contém mais de 120 milhões de fatos sobre essas entidades.

Características

• A precisão do YAGO foi avaliada e comprovada em 95%, cada relação é anotada com seu valor de confiança.
  • Combina a taxonomia limpado WordNet com a riqueza do sistema de categorias da Wikipedia, atribuindo as entidades a mais de 350.000 classes.
  • É uma ontologia ancorada no tempo e no espaço. Atribui uma dimensão temporal e uma dimensão espacial a muito de seus fatos e entidades.
  • Além de uma taxonomia, contem domínios temáticos como “música ou ciência” da WordNet Domains.
  • O YAGO extrai e combina entidades e fatos de 10 Wikipédias em diferentes idiomas.

Para mais informações, artigos e outras publicações acesse o site oficial do projeto.

Instalação

Para obter o YAGO você pode baixa-lo aqui, se quiser o código fonte você também encontra no Github.

Fonte: MPI INF MPG

Francisco Rodrigues

Servo de DEUS, Mestrando em Ciências da Computação (UFPE) Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior (IDJ/UVA), Graduando em Automação Industrial (IFCE), Graduado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas (UNILEÃO), casado com a mulher mais maravilhosa, Tamires Alencar e amante Python, Java, Games, Eletrônica, Robótica, Violão, Aviação...